ESTUDO DE CASO

Foco motivacional dos colaboradores da Empresa X

Autores

  • Talita Aline Prado de Souza Santana Pós-graduação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da relação complementar entre o endomarketing na Empresa X e o aspecto motivacional para os colaboradores, observando a interferência na cultura organizacional. Foi considerado primeiramente, a contextualização do estudo e a justificativa. Em sequência, foi tratado o conceito de Endormarketing e motivação, e em seguida a análise do caso Empresa X. Por fim, análise das informações coletadas confirma a presença de uma deficiência na motivação interna na organização estudada, sendo considerado como fator a ser melhorado dentro da cultura organizacional.  

Biografia do Autor

Talita Aline Prado de Souza, Santana Pós-graduação

Formada em publicidade pelo Cescage no ano de 2015 e pós-graduanda em MBA Marketing e Vendas pelo Santana Pós.

Referências

BRUM, Analise. Endormarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. 3a ed. São Paulo: Integrare Editora e Livraria Ltda, 2010. 257 páginas.

COSTA, Daniel. Endomarketing Inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. 2a ed. Porto Alegre: Editora Dublinense, 2014. 144 páginas.

BRUM, Analise. Endomarketing Estratégico: como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores. 1a ed. São Paulo: Integrare Edutora e Livraria Ltda, 2017. 272 páginas.

TADEUCCI, Marilsa. Motivação e Liderança. 1a ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2011. 191 páginas.

FEIST, Jess; FEIST, Gregory; ROBERTS, Tomi-Ann. Teorias da Personalidade. 8a ed. São Paulo: AMGH Editora Ltda, 2015. 407 páginas.

MENDONÇA, JOSELI. Atendimento ao cliente para serviços: aumente em 70% as suas vendas. 1a ed. Pernambuco: Joseli Mendonça, 2015. 43 páginas.

MIRANDA, C.F. Endomarketing: um estudo de caso no grupo Fockink de Panambi –RS. 2014. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi, 2014. [ Orientador: Gustavo Arno Drews].

FILHO, Edson; PEREIRA; Fernanda; PASSOS, GRACIELA. A Influência do Endomarketing e da Comunicação Interna na Cultura Organizacional. 2013. 7 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão e Tecnologia para a Competitividade) – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2013.

RH PORTAL. Endomarketing uma ferramenta de comunicação na gestão de pessoas. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/endomarketing-uma-ferramenta-de-comunicao-na-gesto-de-pessoas/> Acesso em: 02 de setembro de 2018.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

Prado de Souza, T. A. (2021). ESTUDO DE CASO: Foco motivacional dos colaboradores da Empresa X. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 5(1), p. 183 - 208. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1234

Edição

Seção

Artigos