ESTUDO DE CASO
Foco motivacional dos colaboradores da Empresa X
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da relação complementar entre o endomarketing na Empresa X e o aspecto motivacional para os colaboradores, observando a interferência na cultura organizacional. Foi considerado primeiramente, a contextualização do estudo e a justificativa. Em sequência, foi tratado o conceito de Endormarketing e motivação, e em seguida a análise do caso Empresa X. Por fim, análise das informações coletadas confirma a presença de uma deficiência na motivação interna na organização estudada, sendo considerado como fator a ser melhorado dentro da cultura organizacional. ÂReferências
BRUM, Analise. Endormarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. 3a ed. São Paulo: Integrare Editora e Livraria Ltda, 2010. 257 páginas.
COSTA, Daniel. Endomarketing Inteligente: a empresa pensada de dentro para fora. 2a ed. Porto Alegre: Editora Dublinense, 2014. 144 páginas.
BRUM, Analise. Endomarketing Estratégico: como transformar líderes em comunicadores e empregados em seguidores. 1a ed. São Paulo: Integrare Edutora e Livraria Ltda, 2017. 272 páginas.
TADEUCCI, Marilsa. Motivação e Liderança. 1a ed. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2011. 191 páginas.
FEIST, Jess; FEIST, Gregory; ROBERTS, Tomi-Ann. Teorias da Personalidade. 8a ed. São Paulo: AMGH Editora Ltda, 2015. 407 páginas.
MENDONÇA, JOSELI. Atendimento ao cliente para serviços: aumente em 70% as suas vendas. 1a ed. Pernambuco: Joseli Mendonça, 2015. 43 páginas.
MIRANDA, C.F. Endomarketing: um estudo de caso no grupo Fockink de Panambi "“RS. 2014. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) "“ Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, Panambi, 2014. [ Orientador: Gustavo Arno Drews].
FILHO, Edson; PEREIRA; Fernanda; PASSOS, GRACIELA. A Influência do Endomarketing e da Comunicação Interna na Cultura Organizacional. 2013. 7 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão e Tecnologia para a Competitividade) "“ Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2013.
RH PORTAL. Endomarketing uma ferramenta de comunicação na gestão de pessoas. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/endomarketing-uma-ferramenta-de-comunicao-na-gesto-de-pessoas/> Acesso em: 02 de setembro de 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â