PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE HUMANA

Autores

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão teórica a respeito da temática que envolve a diversidade humana e a implementação de práticas pedagógicas no contexto da educação escolar a partir dos princípios da educação inclusiva. Para tanto, discute-se a partir do aporte teórico de autores que tratam sobre o tema da inclusão escolar, tais como Bueno (2015), Carvalho (2012, 2016) e Jannuzzi (2014); bem como sobre a diversidade humana e o respeito às singularidades das pessoas, Gadotti (2019) e Rosemberg (2018). A análise dos autores permite inferir que a diversidade e a consciência cultural são importantes elementos para discussão e debate na sala de aula, pois, aproxima os alunos ao conhecimento sobre os vários grupos culturais e sociais, preparando-os para se tornem melhores cidadãos em suas comunidades.

Biografia do Autor

José Carlos Winkler, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor da rede estadual de ensino do Paraná. Licenciado em Educação Física. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva-PROFEI.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga. Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Coordenadora do Programa da Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI). Doutora e Pós-Doutora em Filosofia e Ciência da Educação (Universidad Santiago de Compostela/Espanha). Professora do Mestrado e Doutorado em Educação. Coordenadora do Mestrado em Educação Inclusiva, do Curso de Especialização em Gerontologia e da UATI (Universidade Estadual de Ponta Grossa).

Olga Mara Bueno, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora da rede estadual de ensino do Paraná. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva-PROFEI.

Vanessa Bernardi, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pedagoga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva-PROFEI. Email para contato:

Referências

BRASIL. Lei 9393/96 de 12 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, Congresso Nacional, 1996.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2018.

BUENO, A. A inclusão de alunos deficientes nas classes comuns do ensino regular. Temas sobre desenvolvimento. São Paulo: Memnon, vol. 9, n.54, p. 21-27. 2015.

CARVALHO, R. E. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2016.

CARVALHO, Rosita Edler. Removendo Barreiras para a aprendizagem. 4. ed. Porto Alegre: Mediação,2012. p. 70.

CEPAC, Centro Paranaense de Cidadania. Guia para educadores. Educação para a diversidade: como discutir homossexualidade na escola? Curitiba: Ciranda, 2006.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o mini-dicionário da língua portuguesa. 6. ed. Rev. atualiz. Curitiba: Positivo, 2014.

GADOTTI, Moacir. Diversidade Cultural e Educação para Todos. Juiz de Fora: Graal. 2019. p. 21, 70.

GLAT, R. Uma breve reflexão sobre o papel da educação especial frente ao processo de inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais em rede regular de ensino. Rev. bras. educ. espec. vol. 32. 2017.

GOMES, Luis Antonio. Divisões da Fé: as diferenças religiosas na escola. In: AQUINO, Julio Groppa (org.): Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. 4. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2018. p. 116.

HUTH, L. Educação Física Para Pessoas Com Necessidades Especiais: Um Olhar A Partir De Um Estudo De Caso. Ijuí, 2012. 35 p. Monografia (Curso de Educação Física), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

JANNUZZI, Gilberta S. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas, São Paulo: Autores Associados (coleção educação contemporânea), 2014.

JUNQUEIRA, F. J; BACCIOTTO, S. M. Educação física adaptada: As dificuldades encontradas pelos professores de educação física de Campo Grande/MT frente á inclusão. Mato Grosso, p. 1- 8. 2014.

KASSAR, M.C.M. Quando eu entrei na escola. Memorias de passagens escolares. Cad. CEDES, abril 2016, vol. 26, n. 68, p 63-70.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Editora Moderna. 2003.

QUIXABA, M. N. O. A inclusão na educação: humanizar para educar melhor. São Paulo: Paulinas, 2015

RIBEIRO, Maria Luisa S. Perspectiva da Escola Inclusiva: algumas reflexões. In: RIBEIRO, Maria Luisa S. BAUMEL, Roseli Cecília R. C. (org.) Educação Especial: do querer ao fazer. São Paulo: Avercamp, 2013. p. 41-52.

RIBEIRO, Matilde. Apresentação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana. MEC/SEPPIR. Brasília. 2015.

ROSEMBERG, Fúlvia. Raça e desigualdade educacional no Brasil. In:AQUINO, Julio Groppa (org.): Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. 4. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2018. p. 84.

SILVA, L. G. dos S. Educação Inclusiva: práticas pedagógicas para uma escola sem exclusões. 1º Ed. São Paulo, Paulinas, 2014.

SILVA, Maria de Fátima M. Caldeira; FACION, José Raimundo. Perspectivas da Inclusão Escolar e sua Efetivação. 2 ed. Curitiba: Ibpex, 2018.

SILVA, Maria José Lopes. As exclusões e a educação. In: TRINDADE. Azoilda Loretto da , SANTOS. Rafael dos (orgs.). Multiculturalismo: mil e uma faces da Escola. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2012. p. 140.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

Winkler, J. C., Oliveira, R. de C. da S., Bueno, O. M. ., & Bernardi, V. . (2021). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE HUMANA. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 5(1), p. 96 - 110. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1994

Edição

Seção

Artigos