NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DA PESSOA IDOSA:

reflexos da pandemia pelo COVID19

Autores

  • Rita de Cassia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Flavia Oliveira Alves da Silva UNICESUMAR

Resumo

O envelhecimento é tema emergente nas pesquisas e estudos atuais, devido ao aumento da população idosa e a necessidade de políticas educacionais, para garantir condições de acesso ao conhecimento, empoderamento e a melhoria da qualidade de vida da população idosa. Esse artigo objetiva refletir sobre a educação permanente que alicerça a criação de diferentes ações educativas para o idoso em universidades, entre as quais as Universidades Abertas para a Terceira Idade. Com as mudanças no contexto social, resultado da Pandemia pelo Covid 19, todas as atividades presenciais na UATI/UEPG foram suspensas e exigidos distanciamento/isolamento social, sendo a pessoa idosa considerada um grupo de risco e o mais vulnerável no contexto pandêmico. Objetiva também revelar os impactos sobre os alunos da UATI-UEPG, resultado das mudanças ocasionadas pelo distanciamento social. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de rodas de conversas online, pelo aplicativo meet.

Biografia do Autor

  • Rita de Cassia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação, Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenadora do Curso de Pós Graduação Lato sensu em Gerontologia "“ EAD, Coordenadora do Mestrado em Educação Inclusiva. Coordenadora da Universidade Aberta para a Terceira Idade na UEPG. Presidente da Associação Brasileira das Universidades Abertas para a Terceira Idade "“ ABRUNATI. Membro Core Group do LARNA.
  • Flavia Oliveira Alves da Silva, UNICESUMAR
    Advogada. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas. Doutoranda em Ciências Jurídicas pela UCA. Professora da UNICESUMAR. Professora da Universidade Aberta para a Terceira Idade na UEPG.

Referências

BRASIL. Lei nº 10.741, de 3 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Brasília, 2003.

FREIRE, S. Um olhar sobre a inclusão. Revista da Educação, Lisboa, v.16, n.1, 2008, p.5-20.

GADOTTI, M. A educação contra a educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

GOMES, A.M. (org.). Políticas públicas e gestão da educação. Campinas: Mercado das Letras, 2011.

KACHAR, Vitória. Terceira Idade e informática: aprender revelando potencialidades. São Paulo, Cortez. 2003.

MIRANDA, Leticia Miranda de; FARIAS, Sidney Ferreira (2009). As contribuições da internet para o idoso: uma revisão de literatura. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 29, p. 383-394, June 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000200011&lng=en&nrm=iso>. access on 31 July 2020. https://doi.org/10.1590/S1414-32832009000200011.

OLIVEIRA, Rita de Cássia. Terceira Idade: do repensar dos limites aos sonhos possíveis. São Paulo: Paulinas.1999.

OLIVEIRA, Flávia; OLIVEIRA, Rita de Cássia. As pessoas idosas no Brasil: contexto demográfico, político e social. REQUEJO, Agustín; CABRAL, Fernando (org.). In: As pessoas idosas: contexto social e intervenção educativa. Lisboa, Instituto Piaget, 2007.

OLIVEIRA, Rita de Cássia; D"™ALENCAR, Raimunda (org.). As experiências de universidades abertas em um Brasil que envelhece. Curitiba: CRV, 2011.

OLIVEIRA, Rita de Cássia, SCORTEGAGNA, P. OLIVEIRA, Flávia . Universidade Aberta para a Terceira Idade na UEPG/Brasil: o idoso no contexto extensionista da universidade. OLIVEIRA, Rita de Cássia, SCORTEGAGNA, Paola (org.) In: Universidade Aberta para a Terceira idade: o idoso como protagonista na extensão universitária. Ponta Grossa, Editora UEPG, 2015.

QUADROS, Sheila; OLIVEIRA, Rita de Cássia; RODRIGUES, Vanessa Elisabete; CORTE, Anelise. Velhice e envelhecimento a partir da perspectiva de longevidade: novos sujeitos, novos atores. SILVA, Aline et al. In: Pesquisas em Ciências Sociais: educação e direitos humanos. Rio de Janeiro, Ed. Multifoco, 2018.

RANIERI, N. Direito à educação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001876/187688por.pdf>. Acesso em: 24out.2017.

SAVIANI, Dermeval.Desafios para a construção coletiva da ação supervisora: uma abordagem histórica. Série Ideias, nº 24, São Paulo, FDE, 1995.

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília. Organização Pan Americana da Saúde, 2005.

_______.World Population Prospects 2019: Highlights. June 2019. Disponível em: https://population.un.org/wpp, 2018.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DA PESSOA IDOSA: : reflexos da pandemia pelo COVID19. (2022). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(2), p. 226 - 241. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2302

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)