NOVO OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO DA PESSOA IDOSA:
reflexos da pandemia pelo COVID19
Resumo
O envelhecimento é tema emergente nas pesquisas e estudos atuais, devido ao aumento da população idosa e a necessidade de políticas educacionais, para garantir condições de acesso ao conhecimento, empoderamento e a melhoria da qualidade de vida da população idosa. Esse artigo objetiva refletir sobre a educação permanente que alicerça a criação de diferentes ações educativas para o idoso em universidades, entre as quais as Universidades Abertas para a Terceira Idade. Com as mudanças no contexto social, resultado da Pandemia pelo Covid 19, todas as atividades presenciais na UATI/UEPG foram suspensas e exigidos distanciamento/isolamento social, sendo a pessoa idosa considerada um grupo de risco e o mais vulnerável no contexto pandêmico. Objetiva também revelar os impactos sobre os alunos da UATI-UEPG, resultado das mudanças ocasionadas pelo distanciamento social. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de campo, por meio de rodas de conversas online, pelo aplicativo meet.Referências
BRASIL. Lei nº 10.741, de 3 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Brasília, 2003.
FREIRE, S. Um olhar sobre a inclusão. Revista da Educação, Lisboa, v.16, n.1, 2008, p.5-20.
GADOTTI, M. A educação contra a educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
GOMES, A.M. (org.). Políticas públicas e gestão da educação. Campinas: Mercado das Letras, 2011.
KACHAR, Vitória. Terceira Idade e informática: aprender revelando potencialidades. São Paulo, Cortez. 2003.
MIRANDA, Leticia Miranda de; FARIAS, Sidney Ferreira (2009). As contribuições da internet para o idoso: uma revisão de literatura. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 13, n. 29, p. 383-394, June 2009 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000200011&lng=en&nrm=iso>. access on 31 July 2020. https://doi.org/10.1590/S1414-32832009000200011.
OLIVEIRA, Rita de Cássia. Terceira Idade: do repensar dos limites aos sonhos possíveis. São Paulo: Paulinas.1999.
OLIVEIRA, Flávia; OLIVEIRA, Rita de Cássia. As pessoas idosas no Brasil: contexto demográfico, político e social. REQUEJO, Agustín; CABRAL, Fernando (org.). In: As pessoas idosas: contexto social e intervenção educativa. Lisboa, Instituto Piaget, 2007.
OLIVEIRA, Rita de Cássia; D"™ALENCAR, Raimunda (org.). As experiências de universidades abertas em um Brasil que envelhece. Curitiba: CRV, 2011.
OLIVEIRA, Rita de Cássia, SCORTEGAGNA, P. OLIVEIRA, Flávia . Universidade Aberta para a Terceira Idade na UEPG/Brasil: o idoso no contexto extensionista da universidade. OLIVEIRA, Rita de Cássia, SCORTEGAGNA, Paola (org.) In: Universidade Aberta para a Terceira idade: o idoso como protagonista na extensão universitária. Ponta Grossa, Editora UEPG, 2015.
QUADROS, Sheila; OLIVEIRA, Rita de Cássia; RODRIGUES, Vanessa Elisabete; CORTE, Anelise. Velhice e envelhecimento a partir da perspectiva de longevidade: novos sujeitos, novos atores. SILVA, Aline et al. In: Pesquisas em Ciências Sociais: educação e direitos humanos. Rio de Janeiro, Ed. Multifoco, 2018.
RANIERI, N. Direito à educação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001876/187688por.pdf>. Acesso em: 24out.2017.
SAVIANI, Dermeval.Desafios para a construção coletiva da ação supervisora: uma abordagem histórica. Série Ideias, nº 24, São Paulo, FDE, 1995.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília. Organização Pan Americana da Saúde, 2005.
_______.World Population Prospects 2019: Highlights. June 2019. Disponível em: https://population.un.org/wpp, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â