ENSINO ONLINE EM MOÇAMBIQUE: PRÁTICA, REALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE ENSINO
ESTUDO DE CASO UNISCED-LICHINGA
Resumo
O estudo investiga a prática do ensino online na Universidade Unisced-Lichinga, em Moçambique, como foco no impacto do ensino a distância na qualidade da educação e no desempenho dos alunos, considerando as limitações tecnológicas e socioeconômicas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa a realidade dos estudantes que estudam nessa modalidade. Os resultados mostram que ainda há muito desafios para ser enfrentados, tais como infraestrutura tecnológica e conectividade na região; falta de acesso estável à internet e a escassez de equipamentos adequados; condições socioeconômicas dos alunos, que não têm recursos para adquirir dispositivos eletrônicos; capacitação dos docentes para utilização de plataformas digitais e a falta de formação contínua e recursos pedagógicos apropriados afeta a experiência de aprendizado dos estudantes. Apesar desses desafios, o estudo infere que o ensino online tem grande potencial para expandir o acesso à educação superior em áreas remotas, onde as opções presenciais são limitadas. Contudo, é necessário que o país invista em melhorias na infraestrutura tecnológica, capacitação dos docentes e inclusão digital dos estudantes para que o ensino a distância seja eficaz e inclusivo.Downloads
Referências
ALMEIDA, L.; COSTA, P. Formação contínua para o ensino a distância: desafios e estratégias. Revista de Educação Digital, v. 17, n. 3, p. 75-85, set./dez. 2022.
COSTA, A. A capacitação docente no ensino a distância: desafios e estratégias pedagógicas. [S.l.]: Universidade de Moçambique Press, 2022.Lima, J. (2021). Metodologias ativas no ensino a distância: Desafios e possibilidades. Editora Acadêmica.
MARTINS, F.; SILVA, R. Capacitação docente para o ensino online: O caso de Moçambique. [S.l.]: Universidade de Moçambique Press, 2021.
ROCHA, M. Ensino a distância em Moçambique: perspectivas e desafios. Revista de Ensino e Tecnologia, v. 24, n. 1, p. 140-150, 2020.
SILVA, F.; FERREIRA, L. Desigualdade de acesso à educação digital em Moçambique: o impacto da exclusão digital no ensino superior. Revista de Educação & Sociedade, v. 28, n. 2, p. 85-100, 2020.
SILVA, S. A formação docente no ensino a distância: impactos na qualidade do ensino superior. Educação & Sociedade, v. 35, n. 2, p. 110-120, 2023.
SOUZA, M.; SILVA, T. Tecnologias educacionais e sua relação com a qualidade do ensino a distância. Jornal de Educação Digital, v. 19, n. 1, p. 110-120, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantémm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à apreciação do Conselho Editorial, que poderá, veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.