ENSINO ONLINE EM MOÇAMBIQUE: PRÁTICA, REALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE ENSINO

ESTUDO DE CASO UNISCED-LICHINGA

Autores

Resumo

O estudo investiga a prática do ensino online na Universidade Unisced-Lichinga, em Moçambique, como foco no impacto do ensino a distância na qualidade da educação e no desempenho dos alunos, considerando as limitações tecnológicas e socioeconômicas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa a realidade dos estudantes que estudam nessa modalidade. Os resultados mostram que ainda há muito desafios para ser enfrentados, tais como infraestrutura tecnológica e conectividade na região; falta de acesso estável à internet e a escassez de equipamentos adequados; condições socioeconômicas dos alunos, que não têm recursos para adquirir dispositivos eletrônicos; capacitação dos docentes para utilização de plataformas digitais e a falta de formação contínua e recursos pedagógicos apropriados afeta a experiência de aprendizado dos estudantes. Apesar desses desafios, o estudo infere que o ensino online tem grande potencial para expandir o acesso à educação superior em áreas remotas, onde as opções presenciais são limitadas. Contudo, é necessário que o país invista em melhorias na infraestrutura tecnológica, capacitação dos docentes e inclusão digital dos estudantes para que o ensino a distância seja eficaz e inclusivo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Benjamim Tiago França, Universidade de Rovuma
    Mestrando em Avaliação Educacional no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências e Professor da Escola Secundária de Maniamba, Lago, Niassa Moçambique. Licenciado em Ensino de Biologia com Habilitação em Química na Uni Rovuma-Niassa.
  • Eusébio Tiago França, Universidade de Rovuma
    Mestrando em Avaliação Educacional no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências e Professor da Escola Básica de Nansenhenje, Sanga, Niassa Moçambique. Licenciado em Administração e Gestão da Educação na Uni Rovuma-Niassa.
  • Victorino Tiago França, Universidade de Rovuma
    Mestrando em Avaliação Educacional no Instituto Superior de Desenvolvimento Rural e Biociências e Formador da Escola de Professores do Futuro, Sanga, Niassa Moçambique. Licenciado em Administração e Gestão da Educação na Uni Rovuma-Niassa.

Referências

ALMEIDA, L.; COSTA, P. Formação contínua para o ensino a distância: desafios e estratégias. Revista de Educação Digital, v. 17, n. 3, p. 75-85, set./dez. 2022.

COSTA, A. A capacitação docente no ensino a distância: desafios e estratégias pedagógicas. [S.l.]: Universidade de Moçambique Press, 2022.Lima, J. (2021). Metodologias ativas no ensino a distância: Desafios e possibilidades. Editora Acadêmica.

MARTINS, F.; SILVA, R. Capacitação docente para o ensino online: O caso de Moçambique. [S.l.]: Universidade de Moçambique Press, 2021.

ROCHA, M. Ensino a distância em Moçambique: perspectivas e desafios. Revista de Ensino e Tecnologia, v. 24, n. 1, p. 140-150, 2020.

SILVA, F.; FERREIRA, L. Desigualdade de acesso à educação digital em Moçambique: o impacto da exclusão digital no ensino superior. Revista de Educação & Sociedade, v. 28, n. 2, p. 85-100, 2020.

SILVA, S. A formação docente no ensino a distância: impactos na qualidade do ensino superior. Educação & Sociedade, v. 35, n. 2, p. 110-120, 2023.

SOUZA, M.; SILVA, T. Tecnologias educacionais e sua relação com a qualidade do ensino a distância. Jornal de Educação Digital, v. 19, n. 1, p. 110-120, 2021.

Downloads

Publicado

10-12-2025

Como Citar

ENSINO ONLINE EM MOÇAMBIQUE: PRÁTICA, REALIDADE E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUALIDADE DE ENSINO: ESTUDO DE CASO UNISCED-LICHINGA. (2025). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 9(2), p. 432 - 448. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/3011

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)