A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MOÇAMBIQUE E OS DIREITOS HUMANOS COMO PILAR DA DIVERSIDADE

Autores

  • Benjamim Tiago França Universidade de Rovuma
  • Colarinho Brito Cuchupica Universidade de Rovuma
  • Vera Lucia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

O texto apresenta uma discussão que versa sobre a temática da educação enquanto direito humano e, particularmente, sobre a efectivação dos princípios da educação inclusiva por meio da abordagem da igualdade entre os indivíduos. Tem como ponto de partida a realidade social e educacional de Moçambique, que é problematizada a partir da organização e restruturação educacional do país. O texto apresenta uma imbricação entre os direitos humanos e o direito à educação, permeado pela efectivação dos princípios inclusivos, não somente das pessoas com deficiências, mas de todos os alunos que foram excluídos do processo de escolarização. A análise permite inferir que a educação inclusiva é vista como um direito fundamental que deve ser garantido a todos, independentemente das suas diferenças físicas, intelectuais sociais e culturais. É necessário a criação de um sistema educacional que respeita e promove a diversidade, baseando-se no princípio de direitos humanos.A educação inclusiva em Mocambique, apesar da existência da legislação na constituição da república, ainda persiste a falta de uma legislação própria, sua implementação e acompanhamento nas escolas.

Biografia do Autor

  • Benjamim Tiago França, Universidade de Rovuma
    Mestrando em Avaliação Educacional e Professor da Escola Secundária de Maniamba, Lago, Niassa Moçambique. Licenciado em Ensino de Biologia com Habilitação em Química.
  • Colarinho Brito Cuchupica, Universidade de Rovuma
    Mestrando em Avaliação Educacional na UniRovuma- Niassa, MZ. Licenciado em Ensino de Física na UniPungue-Tete MZ. Professor na Escola Secundaria de Catete no Distrito de Macanga-Tete MZ. 
  • Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Educação. Professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Referências

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM MOÇAMBIQUE E OS DIREITOS HUMANOS COMO PILAR DA DIVERSIDADE. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(2), p. 353 - 364. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2748

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