REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM OLHAR HISTÓRICO

Autores

  • Luciana Kubaski Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da Faculdade Sagrada Família e da rede municipal de educação de Ponta Grossa.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal discutir e apresentar apontamentos a respeito do pensamento educacional brasileiro. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como principal referência as colocações de Dermeval Saviani. O pensamento educacional brasileiro, começou a ser de fato construído depois da proclamação da república, quando aumentaram as discussões sobre o que seria o nacional num período que houve a entrada de muitos imigrantes. Anteriormente, houveram práticas educacionais, mas eram reflexos de modelos europeus. O país precisava firmar-se como nação republicana perante o mundo e tinha sua economia sofrendo também alterações, com o avanço industrial. Nos dias mais atuais nota-se uma “retomada” de algumas tendências educacionais, mas associada ao uso dos termos “pós” ou “neo”, mas mantendo sua essência que responder aos interesses de uma sociedade marcada pelo capitalismo.

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Publicado

04-01-2019

Como Citar

Kubaski, L. (2019). REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM OLHAR HISTÓRICO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 3(1), p. 108-124. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1238

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