ENSINO DE FILOSOFIA: APONTAMENTOS HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS

Autores

  • Luciana Kubaski
  • Vera Lucia Martiniak

Resumo

O texto a seguir traz alguns importantes aspectos sobre a disciplina de Filosofia no Ensino Médio brasileiro. Procurou-se fazer um breve resgate histórico da disciplina, por meio das legislações e de uma pesquisa bibliográfica. Também se fez breves apontamentos sobre a disciplina na atualidade, envolvendo a questão da didática e da avaliação. Estudar a história da disciplina é uma forma de compreender a sua concepção na atualidade. As idas e vindas no currículo deram-se por questões ideológicas, em um contexto mais, amplo, a forma como a produção está organizada, com base capitalista, não há interesse em formar pessoas críticas e questionem a realidade. Claro, que nos discursos de lei muito se fala em cidadania, ética, formação integral, porém não se percebe efetivação da criticidade na escola. Justamente por ter sido incluída recentemente no currículo a Filosofia abre um leque de discussões a respeito de questões metodológicas, já que é uma disciplina “diferente” das demais, pois trabalha com o pensamento.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2001

ASPIS, Renata Pereira Lima. O professor de Filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica. Cad Cedes Campinas, vol. 24, nº 64, p. 305- 320, set-dez, 2004.

BRASIL, Decreto nº 11.530, de 18 de Março de 1915

BRASIL, Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 133 p. (Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 3)

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 1996.

BRASIL. Leiº 11.684, de 2 de junho de 2008.

COSTA, Cruz. Panorama da História da Filosofia no Brasil. São Paulo:Cultrix, 1967.

Costa, Régis Clemente. O ensino de Filosofia no Paraná. 2015 (Dissertação de mestrado)

GALLO, Silvio. Filosofia na educação Básica: uma propedêutica a paciência do conceito. IN: Ribas, Maria Alice. et al. Filosofia e Ensino: a Filosofia na escola. Ijuí: UNIJUI, 2005, p. 389- 401.

MAZAI, Norberto; RIBAS, Maria Alice Coelho. Trajetória do ensino de Filosofia no Brasil. Disciplinarum Scientia, Série Ciências Sociais e Humanas, v.2., n.1, p. 1-13, 2001.

MURCHO, Desidério. A natureza da Filosofia e seu ensino. In: GONÇALVES, Rita de Athayde. et al. A educação na sociedade dos meios virtuais. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2009, p. 213- 231.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica, 2008. .

TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de Toledo; RUCKSTADTER Flávio Massami Martins; RUCKSTADTER Vanessa Campos Mariano. Verbete on line. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_ratio_studiorum.htm> acesso em 24 maio de 2016.

Downloads

Publicado

23-09-2018

Como Citar

Kubaski, L., & Martiniak, V. L. (2018). ENSINO DE FILOSOFIA: APONTAMENTOS HISTÓRICOS E METODOLÓGICOS. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 2(2). Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/613

Edição

Seção

Artigos