A LEITURA COMO FERRAMENTA PARA DESENVOLVER OS SETE SABERES PROPOSTOS POR EDGAR MORIN
Resumo
Este artigo apresenta reflexões pertinentes ao ensino da leitura e a promoção dos Sete Saberes propostos por Edgar Morin. O objetivo é refletir como os Sete Saberes podem ser desenvolvidos por meio da leitura nas múltiplas disciplinas que entendem os currículos dos cursos, em quaisquer níveis de ensino. Dado o caráter multidisciplinar da leitura, entende-se que ela pode estar a serviço de integrar o conhecimento fragmentado, permitindo mudanças de crenças, que presas à ilusões, impedem a visão total da realidade. A abordagem metodológica, do ponto de vista dos procedimentos técnicos, parte-se de um enfoque argumentativo de caráter bibliográfico. O estudo apresentado compõe parte do resultado de discussões na disciplina de Docência e Empreendedorismo, do Programa de Mestrado de Ensino de Ciência e Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Ponta Grossa "“ PR.Referências
BRASIL "“ Ministério da Educação e do Desporto (1997). Parâmetros curriculares nacionais "“ Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental.
Disponível em: http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=444534. No Brasil, 38% dos universitários são analfabetos funcionais. Acesso em 31/05/2013.
LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa (UFPI). Saberes e competência profissional: aspectos mediadores de desenvolvimento profissional. Disponível emhttp://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2004/GT.2/GT2_33_2004.pdf. Acesso em 31/05/2013.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho. "“ 2.ed. "“ São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.
OLIVEIRA, J. M. Ciência e divulgação científica: reflexões sobre o processo de produção e socialização do saber. In: Periodística: revista acadèmica, v. 11, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores "“ saberes da docência e identidade do professor. In: Revista da Faculdade de Educação. Disponível em http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33579. Acesso em: 31/05/2013
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â