PATRIMÔNIO CULTURAL NAS MANIFESTAÇÕES DE CULTURAS POPULARES: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ARTISTAS MÚSICOS PARTICIPANTES DE AGRUPAÇÕES ARTÍSTICAS

Autores

  • Stephanie Paloma Aldivino da Silva Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Andréia Veber Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi Universidade Estadual de Maringá - UEM

Palavras-chave:

patrimônio cultural; culturas populares; folclore; representações sociais; música.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as representações sociais de artistas músicos participantes de agrupações folclóricas brasileiras sobre patrimônio cultural, cultura popular e folclore. A pesquisa teve o aporte teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, em sua vertente estrutural, pelo uso da análise prototípica, tendo como ferramenta de coleta de dados um Teste de Associação Livre de Palavras e um questionário sociodemográfico. Participaram do estudo 7 músicos integrantes de uma agrupação artística que se autodenomina como parafolclórica, localizada na região noroeste do Paraná. Os resultados obtidos por meio da análise prototípica foram discutidos considerando o universo teórico conceitual que permeia o campo da Educação Patrimonial e as discussões contemporâneas sobre patrimônio cultural e sua relação com as culturas populares e folclore, tendo como ênfase o lugar de atuação dos praticantes do estudo na chamada "banda de música da agrupação".  

Biografia do Autor

  • Stephanie Paloma Aldivino da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM
    Graduanda em Música. Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Andréia Veber, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).
  • Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá - UEM
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

PATRIMÔNIO CULTURAL NAS MANIFESTAÇÕES DE CULTURAS POPULARES: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ARTISTAS MÚSICOS PARTICIPANTES DE AGRUPAÇÕES ARTÍSTICAS. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(2), P.228 - 250. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2568

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