OS NÍVEIS DO SISTEMA DE SUPORTE MULTICAMADAS (SSMC), DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) E ABORDAGEM DO ENSINO DIFERENCIADO (AED)
Palavras-chave:
práticas colaborativas; inclusão; educaçãoResumo
Este estudo aborda os desafios do processo de inclusão na educação, visando promover uma educação para todos. O principal objetivo é destacar metodologias inovadoras que têm sido estudadas para proporcionar um ambiente mais inclusivo na educação. A justificativa para esta pesquisa decorre da identificação de lacunas significativas no processo formativo inicial dos professores que atuam na educação básica, especialmente em relação à concepção de educação inclusiva. A abordagem metodológica adotada envolve revisão bibliográfica, fundamentada nos referenciais teóricos relacionados ao Sistema de Suporte Multicamadas (SSM), Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e Abordagem do Ensino Diferenciado. Os resultados revelam que a colaboração entre os profissionais da escola é parte integrante do processo formativo do professor. Desta forma, destaca-se a importância do trabalho colaborativo para ampliar o conhecimento dos profissionais envolvidos, compartilhar resultados e implementar um modelo pedagógico mais rico, significativo e com avanços visíveis ao longo do processo, atendendo assim as diferentes necessidades educacionais especiais dos alunos.Referências
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