INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Uma reflexão entre o real e o ideal da prática inclusiva

Autores

  • Lucelia Mateus Lima Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Everson Manjinski Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Barbara Gomes Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Práticas inclusivas. Ensino superior. Aprendizagem.

Resumo

Com o propósito refletir sobre a efetivação da inclusão de alunos com deficiência ingressos no ensino superior, o presente artigo traz reflexões a certa da educação inclusiva no âmbito das práticas pedagógicas diante do novo paradigma da educação inclusiva que exige das instituições de ensino superior apoio as políticas educacionais os levando a práticas inclusivas no ambiente universitário. O objetivo da pesquisa é discutir sobre as implicações existentes no processo inclusivo para que se efetive uma educação de excelência que contribua para o processo educativo da pessoa com deficiência. Analisar a política de educação inclusiva, compreender a realidade do processo inclusivo dentro das universidades, além refletir sobre as ações existentes com vista a efetivação de práticas significativas para a formação profissional do acadêmico. O artigo busca reflexão através do confronto das práticas pedagógicas existentes frente a política de inclusão, e assim dentro desta perspectiva encontrar ações efetivas para inclusão de alunos com deficiência no ensino superior.

Biografia do Autor

  • Lucelia Mateus Lima, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Graduada em Pedagogia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Everson Manjinski, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Bacharel em Direito e licenciado em Letras (UEPG). Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). 
  • Barbara Gomes, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Professora de Educação Infantil, no Município de Araucária- Pr. Graduada em Pedagogia e Gestão do Meio Ambiente. Mestranda em Educação Inclusiva. PROFEI/UEPG 2023.

Referências

BEZERRA, Giovani Ferreira. Enquanto não brotam as flores vivas: crítica à pedagogia da inclusão. 2012. 270f. Dissertação (Mestrado em Educação) "“ Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba, 2012.

BRASIL. Lei nº 13.146/2015 (Lei Ordinária). 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

FERNANDES, Cleonice Terezinha. A construção do conceito de número e o présoroban. Brasília: MEC/Seesp, 2006.

FIGUEIREDO, R. V. Políticas de inclusão: escola-gestão da aprendizagem na diversidade. In: ROSA, E. G.; SOUZA, V. C. (org.) Políticas organizativas e curriculares, educação inclusiva e formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

FIGUEIREDO, R. V. Escola, diferença e inclusão. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GLAT, Rosana. Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar (Organização). "“Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Atendimento Educacional Especializado: políticas públicas e gestão nos municípios. São Paulo: Moderna, 2010.

MARTINS, Gilberto de Andrade e PINTO, Ricardo Lopes. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2013.

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, vol. 11 n.33 set/dez 2006.

LEHMKUHL, Márcia de Souza; FRÖHLICH, Raquel (Org). Inclusão no Ensino Superior: políticas, práticas e formação de professores na FAED/UDESC. Campo Grande: Editora Inovar, 2022. 177p.

SANFELICE, José Luís. Escola pública e gratuita para todos: inclusive para os "deficientes mentais". Cadernos CEDES, Campinas, n. 23, p. 29-37, 1989. (Edição Especial).

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LURIA, A. R., VYGOTSKY, L. S., LEONTIEV, A. N. Psicologia e pedagogia I: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento (pp. 3150). (A. Rabaça, Trad.). Lisboa: Estampa, 1977.

ZAMBONI, Silvio. A Pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: Uma reflexão entre o real e o ideal da prática inclusiva. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(1), p. 49 - 60. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2583

Artigos Semelhantes

1-10 de 94

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.