A INFLUÊNCIA DA IMPRENSA NA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO PARANÁ E NA FORMAÇÃO DE MODELOS EDUCACIONAIS REPUBLICANOS

Autores

  • Nilvan Laurindo Sousa Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Maria Isabel Moura Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

feminização do magistério, imprensa, História da Educação, Paraná.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel da imprensa no processo de feminização do magistério, no Paraná, e a consolidação de modelos educacionais. A imprensa de Curitiba, em especial, desempenhou um papel crucial na formação de um imaginário social que favorecia a aceitação dos ideais republicanos, moldando uma consciência coletiva sobre a importância da educação, da modernização e da adesão aos valores republicanos, como caminho para o progresso e a civilização. Assim, este trabalho analisa como a imprensa paranaense contribuiu para a legitimação da presença feminina, na Escola Normal, bem como na definição de um modelo “ideal” de educadora a ser seguido pelas demais mulheres da sociedade? A imprensa foi fundamental disseminadora de ideais, com o objetivo de homogeneizar a educação, coerente com o projeto republicano, na consolidação de um modelo a ser seguido pelas mulheres, as quais contribuiriam para o desenvolvimento do país, por meio do magistério. Ao longo do trabalho, buscou-se analisar como a primeira normalista foi legitimada, no cenário paranaense, e qual foi o papel da imprensa nesse processo. Sabe-se que a divulgação do seu relatório de 1905, publicado em 1906, na revista “A Escola” evidenciando práticas e modelos de condutas. Os estudos pautam-se nos pressupostos teóricos do materialismo histórico e dialético, considerando os contextos históricos, econômicos, políticos e sociais, da época. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental: jornais de época, revistas periódicas e relatórios governamentais, (Biblioteca Paranaense, Museu Paraense e Arquivo Público).

Biografia do Autor

  • Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Educação. Professorada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Documentos:

A Escola, Curitiba, 1906 e 1907. (Relatório de Julia Wanderley de 1905, publicado em 1906)

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

A INFLUÊNCIA DA IMPRENSA NA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO NO PARANÁ E NA FORMAÇÃO DE MODELOS EDUCACIONAIS REPUBLICANOS. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(2), p. 325 - 338. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2747

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