OS NÍVEIS DO SISTEMA DE SUPORTE MULTICAMADAS (SSMC), DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) E ABORDAGEM DO ENSINO DIFERENCIADO (AED)

Autores

  • Rafaella Hanauer Benedetti UEPG
  • Everson Manjinski UEPG

Palavras-chave:

práticas colaborativas; inclusão; educação

Resumo

Este estudo aborda os desafios do processo de inclusão na educação, visando promover uma educação para todos. O principal objetivo é destacar metodologias inovadoras que têm sido estudadas para proporcionar um ambiente mais inclusivo na educação. A justificativa para esta pesquisa decorre da identificação de lacunas significativas no processo formativo inicial dos professores que atuam na educação básica, especialmente em relação à  concepção de educação inclusiva. A abordagem metodológica adotada envolve revisão bibliográfica, fundamentada nos referenciais teóricos relacionados ao Sistema de Suporte Multicamadas (SSM), Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e Abordagem do Ensino Diferenciado. Os resultados revelam que a colaboração entre os profissionais da escola é parte integrante do processo formativo do professor. Desta forma, destaca-se a importância do trabalho colaborativo para ampliar o conhecimento dos profissionais envolvidos, compartilhar resultados e implementar um modelo pedagógico mais rico, significativo e com avanços visíveis ao longo do processo, atendendo assim as diferentes necessidades educacionais especiais dos alunos.

Biografia do Autor

  • Everson Manjinski, UEPG
    Cientista Social e Professor da Graduação e Pós-graduação lato-sensu da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Professor do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu Mestrado em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI), Pós-Doutor e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (PPGE/UEPG), Pós-doutor em Ciências Jurídicas (UNLM), Doutor(UAA) e Mestre em Direito (UAA). Também é Mestre em Ciências Sociais Aplicadas (UEPG), tendo cursado bacharelado em Direito (UEPG) e licenciatura em Letras (UEPG). Autor de vários livros e artigos. Pesquisador certificado do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas, envelhecimento, direitos humanos e inclusão (NEPEDHI) e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas públicas, educação permanente e práticas educacionais de jovens, adultos e idosos. Como professor do PROFEI é avaliado na nova área de avaliação (out/2023) do Capes: Ciências e Humanidades para a Educação Básica. Tem experiência na área de Educação Superior. Atua nas linhas de pesquisa em Educação Inclusiva, direitos humanos e ensino superior. Sua linha de pesquisa está calcada no Projeto "Os direitos humanos como reflexo de internacionalização luso-espanhola, africana na educação inclusiva brasileira".

Referências

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

OS NÍVEIS DO SISTEMA DE SUPORTE MULTICAMADAS (SSMC), DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM (DUA) E ABORDAGEM DO ENSINO DIFERENCIADO (AED). (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(2), p. 339 - 352. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2585

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