OS REFLEXOS DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

Autores

Palavras-chave:

Educação. Formação técnica e profissional. Competências Profissionais. Trabalho. Capital.

Resumo

Este estudo tem por objetivo contextualizar e problematizar a formação técnica e profissional, como uma como uma política pública de concepção estatal com vistas a ideologia das competências profissionais para a empregabilidade. Para atender ao objetivo proposto, tanto do ponto de vista teórico quanto metodológico, optou-se pelos princípios da Teoria Sócio Histórica que se fundamenta nos pressupostos do materialismo histórico dialético, pois permite abordar o objeto pesquisado dentro de uma totalidade social articulada, preservando suas especificidades, conexões e mediações ao articular os aspectos internos e externos no qual o objeto está inserido. Um dos fatores apresentados pelo Estado para justificar essa formação é o velho discurso de que aproximará a escola para a realidade social, ao mesmo tempo em que trará benefícios para os estudantes no sentido de os mesmos poderem escolher determinadas áreas do conhecimento que querem cursar e, assim, aprofundar seus estudos, bem como em ser uma oportunidade rápida para os jovens escolherem uma profissão para conseguir um emprego, pois o argumento é de que não há força de trabalho jovem suficientemente preparada para ingressar no mercado de trabalho. Entretanto, compreende-se que esses apontamentos se apresentam com o intuito de preservar os princípios da competência profissional e da empregabilidade como um processo histórico para manter a essência da reprodução ideológica do capital nas relações de educação e trabalho no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Angelita de Oliveira Almeida, Universidade Federal do Tocantins
    Bacharel em Administração (UFV). Mestre em Educação (UFMS). Doutora em Educação (UFU). Professora adjunta IV da Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Professora do Curso de Gestão e Negócios. Pesquisadora na área da Educação, ensino profissional, mundo do trabalho, formação humana, economia solidária. https://orcid.org/0000-0002-8773-1126?lang=pt
  • Robson Luiz de França, Universidade Federal de Uberlândia
    Pós- Doutor em Política Educacional pela Universidade Federal da Paraíba e Universidade de Portugal - PT. Doutor em Educação na Linha de Politicas Públicas , Mestre em Educação. Bacharel em Direito e graduado em Pedagogia. Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia atua do Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha de Pesquisa em Trabalho, Sociedade e Educação - TSE e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Curso de Tecnologias, Comunicação e Educação, Mestrado Profissional. É membro do Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e Formação Humana. Participa também como Pesquisador do Centro de Investigação em Educação - CIE da Universidade da Madeira - Funchal em Portugal e desenvolve estudos e pesquisas sobre Currículo e formação profissional, Trabalho e educação, cidadania, direito, educação e trabalho. (Texto informado pelo autor)

Referências

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

OS REFLEXOS DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(2), p. 277 - 294. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2349

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