AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Variações Linguísticas. Português. Ensino.

Resumo

O ensino e a aprendizagem da língua portuguesa passaram por diversas mudanças ao longo do tempo. Desde as questões históricas e sociais da aprendizagem de línguas até os contextos atuais de sala de aula, é possível observar uma série de orientações de livros didáticos, transformando gradualmente a forma como as línguas maternas são transmitidas e acessadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a língua portuguesa do Brasil, composta pelo português padrão e todas as variantes linguísticas, é falada por mais de 190 milhões de brasileiros. A diversidade de linguagens presentes na comunidade contribuiu para o hermetismo dos diferentes discursos. No entanto, muitas vezes durante o ensino da língua materna, essas diferenças são desprezadas e consideradas como um desvio da norma linguística. Nesse sentido, por meio de pesquisa investigativa, com revisão bibliográfica de autores de destaque no tangente ao assunto, este artigo busca discutir as inferências de variantes linguísticas no ensino da língua portuguesa, ressaltando ainda o combate à estereótipos linguísticos. Além disso, buscou-se definir os conceitos de variação linguística e de português padrão, bem como apresentar os fatores que influenciam o ensino da variação linguística.

Biografia do Autor

  • Antonio Ismael Lopes de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT
    Doutorando em Letras - Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT. Mestre em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantins do Maranhão - UEMASUL. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Focus-FF. Graduado em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.  Atualmente é Assistente em Administração na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) / Centro de Ciências de Balsas-CCBL (MA).
  • Jéssica Kellen Dias Rosa, Secretaria de Educação do Tocantins-SEDUC/TO
    Graduada em Ciências da Computação pelo Instituto Federal do Tocantins – IFTO, graduada em Letras pela Faculdade IBRA. Atualmente é Professora da Educação Básica - Secretaria de Educação do Tocantins-SEDUC/TO.
  • Geane Martins Mendes, Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT
    Doutoranda em Letras - Linguística e Literatura, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT. Mestra em Letras pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. Graduada em Letras (Português/Inglês e Literaturas) pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.  Atualmente é Professora da Educação Básica - Secretaria de Educação do Tocantins-SEDUC/TO.
  • Nara Lopes de Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins-UFNT
    Doutoranda em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT) pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduada e especialista em geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA). Atualmente é Professora da Educação Básica - Secretaria de Educação do Tocantins-SEDUC/TO.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(2), p. 381 - 393. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2739

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