AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Variações Linguísticas. Português. Ensino.Resumo
O ensino e a aprendizagem da língua portuguesa passaram por diversas mudanças ao longo do tempo. Desde as questões históricas e sociais da aprendizagem de línguas até os contextos atuais de sala de aula, é possível observar uma série de orientações de livros didáticos, transformando gradualmente a forma como as línguas maternas são transmitidas e acessadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a língua portuguesa do Brasil, composta pelo português padrão e todas as variantes linguísticas, é falada por mais de 190 milhões de brasileiros. A diversidade de linguagens presentes na comunidade contribuiu para o hermetismo dos diferentes discursos. No entanto, muitas vezes durante o ensino da língua materna, essas diferenças são desprezadas e consideradas como um desvio da norma linguística. Nesse sentido, por meio de pesquisa investigativa, com revisão bibliográfica de autores de destaque no tangente ao assunto, este artigo busca discutir as inferências de variantes linguísticas no ensino da língua portuguesa, ressaltando ainda o combate à estereótipos linguísticos. Além disso, buscou-se definir os conceitos de variação linguística e de português padrão, bem como apresentar os fatores que influenciam o ensino da variação linguística.Referências
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