O curso de Pedagogia da Faculdade Sant'Ana tem duração de 04 anos, divididos em oito períodos. Visa formar profissionais para atuarem na docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na Gestão da escola, na Pedagogia Empresarial e na Pedagogia Hospitalar. O estágio, dividido em 04 etapas com 100 horas de duração cada uma, inicia no 5º período e contempla todos os espaços de atuação do pedagogo. A partir de 2024, a Faculdade Sant' Ana estará ofertando Pedagogia 2ª Licenciatura para os formados em outras licenciaturas, com duração de um ano letivo.
A Coordenadora Professora Maria Elganei Maciel é Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui Especialização em Supervisão Escolar e Especialização em Psicologia da Educação, ambas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Graduação em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é Coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Sant'Ana Vila Clóris, professora e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Sant'Ana.
Objetivo do curso
Formar profissionais habilitados para:
- Docência no ensino médio - magistério
- Docência nas séries iniciais do ensino fundamental e educação infantil
- Exercício profissional nas organizações escolares e não escolares
- Atuação na Gestão Democrática, planejamento e organização das instituições escolares e não escolares.
- Produção e difusão do conhecimento no campo educacional.
O trabalho pedagógico proposto no referido curso busca a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental uma análise crítica e profunda da realidade da escola. Discutir as situações reais do cotidiano da escola será uma ação permanente, estimulando a compreensão do espaço de sala de aula, bem como a escola e a comunidade em que esta está inserida.
Sendo assim, o perfil do curso de Pedagogia esta balizado na ação prática reflexiva do contexto escolar. A reflexão esta presente em todas as ações propostas, estimulando a compreensão real da experiência docente.
Ao almejar uma escola de qualidade, partimos do princípio que a formação do profissional que vai atuar neste espaço da mesma forma também seja de alta qualidade. Portanto, todas as ações dos Docentes da IES estão voltadas para a formação profissional do futuro professor, de maneira crítica, reflexiva, criativa e sustentada por uma concepção de educação que atenda a real necessidade do contexto social onde a escola esta inserida.
A formação de professores na tendência reflexiva se configura com uma política de valorização do desenvolvimento pessoal e profissional, tratando o conhecimento na sua dinamicidade e multiplicidade. Conseqüentemente, essa postura exige que se trate o conhecimento em sua contínua evolução e na contradição, oportunizando a investigação, o confronto e a análise. Reconhecer o futuro profissional da educação como aquele capaz de teorizar a prática e da mesma forma discutir a teoria, acreditando em sua capacidade de transposição didática. Almeja-se a formação de um profissional voltado para o futuro, mas com as ações conectadas no presente.
Matriz curricular
Clique aqui para ver a grade (ingressantes 2015 a 2021)Clique aqui para ver a grade (ingressantes a partir de 2022)
Corpo Docente
Anália Maria de Fátima Costa
Neuza de Fátima Brandellero
Paulo Fernando Zaratini de Oliveira e Silva
Regulamento de Atividades Complementares
Click para verManual de Estágio
Click aqui para acessar o manualTermo de Compromisso de Estágio
Click aqui...Reconhecimento do Curso
Portaria n. 492 de 20 de Dezembro de 2011
Relatório para TCC
Click aquiHorário de aulas 2024/2
Click aquiSegunda Licenciatura em Pedagogia
O Curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia para o público constituído por profissionais previamente licenciados de todas as áreas, de acordo com a Resolução n. 2 MEC/CNE de 01/07/2015. O curso consiste em dois semestres letivos, com aulas semanais e diárias no período noturno, com carga horária total de 1287 horas.
A criação do Curso Segunda Licenciatura em Pedagogia, objetiva, oferecer ao/a professor/a licenciados/as, a oportunidade de habilitar-se para a atuação na docência da Educação Básica: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cursos de Ensino Médio, nos processos de Gestão Educacional e nos Ambientes não Escolares.
Público-Alvo:
Curso exclusivo para profissionais com diploma de graduação em qualquer licenciatura.
Formas de Acesso:
Os alunos para a Segunda Licenciatura em Pedagogia ingressarão por meio de análise de currículo.
Grade Curricular
1º Semestre | Carga Horária |
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil | 33 |
Fundamentos da Educação Inclusiva | 49 |
Gestão Educacional | 66 |
Teoria e Prática do Ensino da Língua Portuguesa | 66 |
Teoria e Prática do Ensino da Matemática | 49 |
Teoria e Prática do Ensino de Ciência | 49 |
Teoria e Prática do Ensino de História | 49 |
Teoria e Prática do Ensino da Geografia | 49 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Arte | 33 |
Estágio Curricular I E III | 200 |
Total | 643 |
2º Semestre | Carga Horária |
Alfabetização e Letramento | 49 |
Diversidade, Cidadania e Educação | 66 |
Psicopedagogia | 66 |
Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS | 66 |
Organização do Trabalho Pedagógico - OTP | 33 |
Práticas Recreativas e Lúdicas | 66 |
Processos Pedagógicos em Diferentes Contextos | 49 |
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação | 49 |
Estágio Curricular IV E V | 200 |
Total | 644 |
*Carga Horária Total do Curso: 1287