Fale com a secretaria



Perfil do Curso

Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral, escrita e viso espacial, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição (CFFa, Conselho Federal de Fonoaudiologia).

As áreas da Fonoaudiologia são:

• Linguagem: A linguagem tem por objetivo a prevenção, avaliação, diagnóstico funcional e tratamento de problemas relacionados a linguagem oral e a linguagem escrita.

• Voz: É a especialidade que tem como objetivo a prevenção, avaliação,diagnóstico funcional e tratamento de problemas relacionados às disfonias e estética vocal.

• Audição: Ligada à prevenção, avaliação, diagnóstico funcional e o tratamento de problemas relacionados à audição e ao equilíbrio.

• Motricidade Orofacial: Tem como objetivo a prevenção, a avaliação, o diagnóstico funcional e tratamentos de problemas relacionados ao sistema estomatognático assim como com estática facial.

• Saúde Coletiva: É a aplicação dos conhecimentos médicos, enfeixados pelos epidemiológicos com o objetivo de impedir a incidência de doenças nas populações.



Objetivos do Curso

Objetivo Geral

Formar bacharéis generalistas em Fonoaudiologia com posicionamento humanista, crítico e com ação reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no campo clínicoterapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas.

Objetivos Específicos

• Formar um profissional generalista voltado para a Promoção de Saúde, capaz de prevenir, avaliar, diagnosticar e atender os distúrbios da comunicação humana, bem como de aperfeiçoar os padrões de audição, voz, deglutição, fala e linguagem humanas (oral, gráfica e viso-espacial).

• Habilitar o profissional fonoaudiólogo ao ensino e desenvolvimento de pesquisa em sua área de atuação e voltado à ação interdisciplinar, em consonância com os princípios éticofilosóficos e por uma postura crítico-reflexiva.

• Estimular o auto-desenvolvimento através do ensino, da pesquisa, da extensão e da educação continuada com visão globalizada que forneçam subsídios para as transformações necessárias à realidade da comunidade;

• Possibilitar a compreensão da importância da articulação entre as ações e do princípio da integralidade na Atenção à Saúde Coletiva;

• Fornecer subsídios para compreender as Políticas de Saúde e as Normas sanitárias gerais da Região onde exercer a profissão;

• Fornecer condições de atuação em prol da prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva dentro de princípios éticos, sociais, políticos, econômicos e culturais;

• Possibilitar o reconhecimento de que a cultura dos indivíduos, a participação efetiva e concreta na elaboração e desenvolvimento de estratégias em Saúde Pública se constitui na melhor forma de controle sobre sua saúde e sobre o meio ambiente;

• Fortalecer no Ensino de Graduação em Fonoaudiologia a perspectiva de iniciação científica, enquanto um processo contínuo e permanente, subsidiando a formação do cidadão.

• Sensibilizar e estimular a continuidade dos estudos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.



Matriz curricular

Click aqui para ver a matriz curricular


Corpo Docente

ALESSANDRA LARISSA SEIXAS RANKEL - CRFa 3-11050

CLEOMARA MOCELIN SALLA - CRFa 3-10833

CRISTIANE APARECIDA COSTA - Outros profissionais

FABIANA DESCHK - CRFa 3-7124

FRANCINE MARSON COSTA- CRFa 3-9793

LUCIO MAURO BRAGA MACHADO - Outros profissionais

MARCIA FERNANDA SIQUEIRA REZENDE - Outros profissionais

PAULO FERNANDO ZARATINI - Outros profissionais



Portaria de autorização do Curso

Portaria n. 322 de 28 de dezembro de 2012 - Click aqui para acessar a portaria no Diário Oficial da União


Documentos para TCC

Carta de aceite e relatório de orientações


Link para periódicos online da área

Revista CEFAC

Revista da SBFa

Revista CODAS

Revista Distúrbios da Comunicação

Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

Dental Press

Cadernos de Saúde Pública

Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE

Revista Brasileira de Qualidade de Vida

Jornal de Pediatria



Horário de aulas 2024/2

Click aqui