Perfil do Curso
Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral, escrita e viso espacial, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição (CFFa, Conselho Federal de Fonoaudiologia).
As áreas da Fonoaudiologia são:
• Linguagem: A linguagem tem por objetivo a prevenção, avaliação, diagnóstico funcional e tratamento de problemas relacionados a linguagem oral e a linguagem escrita.
• Voz: É a especialidade que tem como objetivo a prevenção, avaliação,diagnóstico funcional e tratamento de problemas relacionados às disfonias e estética vocal.
• Audição: Ligada à prevenção, avaliação, diagnóstico funcional e o tratamento de problemas relacionados à audição e ao equilíbrio.
• Motricidade Orofacial: Tem como objetivo a prevenção, a avaliação, o diagnóstico funcional e tratamentos de problemas relacionados ao sistema estomatognático assim como com estática facial.
• Saúde Coletiva: É a aplicação dos conhecimentos médicos, enfeixados pelos epidemiológicos com o objetivo de impedir a incidência de doenças nas populações.
Objetivos do Curso
Objetivo Geral
Formar bacharéis generalistas em Fonoaudiologia com posicionamento humanista, crítico e com ação reflexiva. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no campo clínicoterapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas.
Objetivos Específicos
• Formar um profissional generalista voltado para a Promoção de Saúde, capaz de prevenir, avaliar, diagnosticar e atender os distúrbios da comunicação humana, bem como de aperfeiçoar os padrões de audição, voz, deglutição, fala e linguagem humanas (oral, gráfica e viso-espacial).
• Habilitar o profissional fonoaudiólogo ao ensino e desenvolvimento de pesquisa em sua área de atuação e voltado à ação interdisciplinar, em consonância com os princípios éticofilosóficos e por uma postura crítico-reflexiva.
• Estimular o auto-desenvolvimento através do ensino, da pesquisa, da extensão e da educação continuada com visão globalizada que forneçam subsídios para as transformações necessárias à realidade da comunidade;
• Possibilitar a compreensão da importância da articulação entre as ações e do princípio da integralidade na Atenção à Saúde Coletiva;
• Fornecer subsídios para compreender as Políticas de Saúde e as Normas sanitárias gerais da Região onde exercer a profissão;
• Fornecer condições de atuação em prol da prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva dentro de princípios éticos, sociais, políticos, econômicos e culturais;
• Possibilitar o reconhecimento de que a cultura dos indivíduos, a participação efetiva e concreta na elaboração e desenvolvimento de estratégias em Saúde Pública se constitui na melhor forma de controle sobre sua saúde e sobre o meio ambiente;
• Fortalecer no Ensino de Graduação em Fonoaudiologia a perspectiva de iniciação científica, enquanto um processo contínuo e permanente, subsidiando a formação do cidadão.
• Sensibilizar e estimular a continuidade dos estudos de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado.
Matriz curricular
Click aqui para ver a matriz curricularCorpo Docente
ALESSANDRA LARISSA SEIXAS RANKEL - CRFa 3-11050
CLEOMARA MOCELIN SALLA - CRFa 3-10833
CRISTIANE APARECIDA COSTA - Outros profissionais
FABIANA DESCHK - CRFa 3-7124
FRANCINE MARSON COSTA- CRFa 3-9793
LUCIO MAURO BRAGA MACHADO - Outros profissionais
MARCIA FERNANDA SIQUEIRA REZENDE - Outros profissionais
PAULO FERNANDO ZARATINI - Outros profissionais
Portaria de autorização do Curso
Portaria n. 322 de 28 de dezembro de 2012 - Click aqui para acessar a portaria no Diário Oficial da UniãoDocumentos para TCC
Carta de aceite e relatório de orientaçõesLink para periódicos online da área
Revista Distúrbios da Comunicação
Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia
Cadernos de Saúde Pública
Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE
Revista Brasileira de Qualidade de Vida