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Ênfases

Para nortear o curso de Psicologia duas ênfases foram escolhidas: Psicologia e Educação Participativa, Psicologia e Promoção da Saúde

As ênfases citadas delimitam o campo de atuação profissional, que compreende as possibilidades de intervenções para além das práticas já conhecidas. Pois o aluno de psicologia e futuro profissional psicólogo pode orientar-se em sua atuação para a identificação dos fenômenos psicológicos em torno das necessidades sociais ou dimensionam aspectos que envolvem as questões sociais. Só assim, seu desempenho é amplo permitindo planejar, organizar e executar o conhecimento existente ou em produção sobre o fenômeno, atendendo à comunidade e seus anseio.



Objetivos do Curso

Objetivos Gerais:

I - Formar um profissional Psicólogo com visão diversificada de orientações teórico-metodológicas, práticas e contextos de inserção na sua área de atuação capaz de agir ativa e inovadoramente no contexto social, político e econômico.

II - Desenvolver uma formação integrada, básica e sólida do profissional psicólogo com atitude interdisciplinar para entender o processo biopsicossocial vigente na comunidade.

Objetivos Específicos:

I - Apreender uma formação de conhecimento científico que possibilite ao acadêmico reconhecer os fenômenos psicológicos encontrados na sua pratica profissional.

II - Preparar para o desenvolvimento de uma análise crítica e contextualizada da atual realidade social atendendo as demandas da população.

III - Proporcionar ao acadêmico uma formação necessária, garantindo uma visão abrangente e integrada dos processos psicológicos através da observação, reflexão e criatividade.

IV - Fundamentar princípios que assegurem postura ética, desenvolvendo um profissional capaz de uma atitude pró-ativa quanto a sua capacitação e aprimoramento contínuo.

V - Formar psicólogos habilitados em desenvolver a melhoria da qualidade de vida através da prestação de serviços de psicologia à comunidade, permitindo assim, integração entre formação profissional e cidadania.

A dimensão destes objetivos se estende por todo o curso de Psicologia proposto, norteando desde os eixos integradores aos disciplinares.



Visão Pedagógica do Curso

O trabalho de ensino-aprendizagem se consolida com as atividades da relação professor - aluno. Os princípios orientadores são fundamentais para o processo de aprendizagem, logo, visam capacitar o acadêmico para ser um referencial na área da psicologia primando na qualidade do conhecimento, promovendo o exercício da cidadania consciente e ética, e ainda, favorece relações dialogais, fraternas e solidárias.

O cenário pedagógico possibilita a interação entre áreas de conhecimento e campos de atuação profissional diversos, permite a inter-multidisciplinaridade, assim, proporcionando absorção do conhecimento e favorecendo através de aulas praticas e estágios e relação e o exercício da profissão.

A ação educacional promove um espaço para a reflexão, o aprender e o elaborar na construção do conhecimento. E a relação teoria-prática articula este conhecimento constituindo-se sua experiência profissional. Utilizando, esta experiência, para incorporar o exercício da cidadania nas suas atividades e ser um agente de transformação da realidade social.

A atuação do psicólogo é extensiva aos setores primário, secundário e terciário da comunidade. Na experiência teoria-prática ocorre um processo contínuo de aprendizagem e conhecimento. Por isso é fundamental ocorrer o planejamento estratégico de ensino envolvendo todos os representantes responsáveis, tais como: alunos, professores, coordenadores e diretor.

O planejamento, a elaboração, execução e avaliação do ensino, para primar pela excelência, serão realizados com a noção de que a informação deve ser transformada em aptidões, com o objetivo de identificar dificuldades e propor estratégias de solução.

A dimensão pedagógica referenciada implica em considerar o planejamento estratégico através de reuniões constantes para avaliação de resultados. Portanto, toda abrangência da avaliação do curso voltado a construção de uma formação psicológica fica extensiva a IES e a participação de professores e acadêmicos.



Corpo Docente

André Marques Choinski

Ana Paola Protachevicz

Beatriz de Souza

Carlos Ricardo Grokorriski

Cleiber Márcio Flores

Cristiane Aparecida Costa

Daniely Dias Pacheco

Donizete Pessi

Edimara Gomes Rambo

Juliana Cristina Viecheneski

Kelly de Lara Soczek

Lucélia Gabriel de Oliveira

Luciana D. Inglês Gomes

Marcos Vinícius Barszcz

Maurício Wisniewski

Neuza de Fátima Brandellero

Paulo Fernando Z. de Olª e Silva

Sandra Mara Dias Pedroso

Sara Scheidt Soriano

Taline Ienk

Valéria Rossi Sagaz

Yara Aparecida Martini Klippel



Matriz curricular

Clique aqui para ver a grade (2010)
Clique aqui para ver a grade (2014)


Atividades complementares

Clique para ver o regulamento


Regulamentação de estágio

LEI N o 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008.


Centro Acadêmico

Estatuto do Centro Acadêmico


Reconhecimento do Curso

Portaria n. 489 de 20 de Dezembro de 2011



Link para periódicos online da área

Periódicos Eletrônicos em Psicologia

Temas em Psicologia

Interações em Psicologia

Psicologia Argumento

Revista Psicologia - Teoria e Prática

Horizontes

Revistas PUC-SP

Psicologia: Ciência e profissão

Cogitare

Educar em Revista

Praxis Educativa

Revista do Instituto de Ciências da Saúde

Paidéia

Psicologia - Ensino e Formação

Revista Bioética

Revista Ensaio

BVS Psicologia Brasil

Fractal: Revista de Psicologia

Associação Brasileira de Psicologia Social

Portal de Revistas da USP



E-books da área

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Manual para o Software Cyber Rat

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