
Identificação do Curso
Nome do Curso: Letras - Português/Libras
Título Ofertado: Licenciado em Letras com habilitação em Português e Libras
Turno: Noturno
Carga Horária: 3620 horas
Duração: Mínima - 4 anos; Máxima - 8 anos
Vagas: 40 vagas (noturnas)
Perfil esperado do egresso
Profissional apto para atuar no ensino da Língua Portuguesa e/ou da Libras - Língua Brasileira de Sinais, como primeira e segunda língua, no magistério da Educação Básica, na docência da sua área de competência.
CAMPO DE ATUAÇÃO: Ensino de Língua Portuguesa e Libras e suas literaturas no ensino básico, superior e estudos de Pós-Graduação.
O projeto do Curso de Licenciatura em letras Língua Portuguesa e Libras atende justamente a este anseio: a proposta de realizar um curso de formação de professores para atuarem com as especificidades linguísticas de alunos surdos. O Curso de Letras Língua Portuguesa - Libras envolve as questões linguísticas da Língua Brasileira de Sinais (L1/L2) e Língua Portuguesa (L1/L2) e a Inclusão de Surdos no sistema de ensino superior. Além disso, este curso contempla os princípios da Lei nº. 10436/2002 e do Decreto nº. 5626/2005 que enfatizam a necessidade de inclusão da disciplina de Libras nos cursos de formação de docentes e profissionais intérpretes, sendo obrigatório para a instituição de ensino nos cursos de licenciaturas, e optativo nos demais cursos superiores.
O curso de Letras Língua Portuguesa- Libras foi organizado com ênfase na perspectiva da Pedagogia Visual a qual está idealizada nos estudos culturais, e na Língua Brasileira de Sinais,pois desenvolve um conjunto singular de práticas metodológicas para produzir novos conhecimentos exigidos pela especificidade temática oferecendo possibilidades práticas de atuação do professor.
O Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa-Libras atende às orientações legais, às sugestões apresentadas pelas diversas pesquisas realizadas em âmbito nacional e às necessidades educacionais inclusivas brasileiras. E oferece a possibilidade de formar profissionais críticos e comprometidos na região, efetivando na prática a inclusão das pessoas surdas nos diferentes níveis educacionais.
-OBJETIVO GERAL
Formar professores para o ensino da Língua de Sinais e Língua Portuguesa, ambas como primeira ou segunda língua, para atuarem no magistério da Educação Básica,seja na docência da sua área de competência ou na gestão do trabalho educativo.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Examinar o desenvolvimento histórico, cultural e educacional da comunidade surda no mundo e no Brasil;
-Compreender o processo de aquisição da linguagem das duas línguas:Portuguesa e Libras;
-Relacionar o processo de aquisição da linguagem com o ensino de primeira e segunda língua;
-Apreender os aspectos linguísticos relacionados à Libras e ao Português;
-Desenvolver propostas metodológicas para o ensino da Libras e do Português como primeira e segunda língua, explorando as atuais tecnologias de comunicação;
- Analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento das línguas em estudo;
Matriz Curricular ingressantes a partir de 2013
Click aqui para ver o documentoMatriz Curricular ingressantes a partir de 2017
Click aqui para ver o documentoCorpo Docente
Lúcia Maria Leopoldino Fernandes Candido
Neuza de Fátima Brandellero
Regulamento de Atividades Complementares
Click aqui para verReconhecimento do Curso
Portaria n. 92 de 2 de fevereiro de 2018
Biblioteca Digital
Click aqui para ver a lista de periódicos onlineLiteratura surda
O tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa
Poesia Cinco Sentidos
Programa edição de vídeo