KANT: uma proposta da relação entre a educação, a cultura e a razão esclarecida
Resumo
O presente artigo é de caráter bibliográfico, e fundamentado no pensamento kantiano, orientado para a investigação do problema pedagógico na formação educacional do sujeito. Objetiva compreender a relação entre o Iluminismo como proposta de Esclarecimento [Aufklärung] e a educação esclarecida como elemento fundamental possuído pelo o homem para disponibilizar seus talentos a favor da humanidade. A educação filosófica esclarecida leva o homem a valorizar a sua existência assumindo sua essência. Oferece ao homem a saída da menoridade para a maioridade pelo entendimento e sensibilidade. Kant defendeu a educação na perspectiva pedagógico-filosófica de educar para ideia de humanidade e propõe que essa venha a dar condições emancipatórias ao homem, amparando e cuidando dessa criatura frágil, lutando pela sua autonomia. Os resultados constituem-se na verificação dessa proposta como possibilidade educacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â