INTUIÇÃO CRIADORA: UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO ESTÉTICO DE JACQUES MARITAIN
Resumo
Reflexões filosóficas na área da estética são sempre pertinentes, pois propõem a investigação da arte, do belo e da sensibilidade. Este artigo apresenta uma pesquisa com abordagem qualitativa de caráter teórico-bibliográfica-exploratória. É objeto da pesquisa a intuição criadora no pensamento de Jacques Maritain: Arte e Escolástica (Art and Scholasticism, 1938) e A Intuição Criadora na Arte e na Poesia (Creative Intuition in Art and Poetry,1977), além da obra de Sampaio (1997) e outros estudiosos. O objetivo geral foi explorar e refletir sobre a estética com base no pensamento do filósofo francês Jacques Maritain. Pode-se inferir a importância fundamental da intuição criadora como uma expressão da integridade intelectual do homem-artista; perspectiva imprescindível ao questionamento filosófico atual diante da arte. Palavras-chave: Arte. Belo. Poesia. Estética. Intuição criadora.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â