TEORIA CRITICA, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DAS IDEIAS DE THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER

Autores

Resumo

A partir da teoria crítica é possível questionar o modelo atual da educação e refletir sobre os caminhos que são possíveis trilhar em busca de uma educação emancipadora. Assim, este artigo teve como objetivo refletir sobre as possibilidades de uma educação emancipadora a partir do estudo de textos de Theodor Adorno (2010; 2014) e de Max Horkheimer (2003; 20014). A partir da bibliografia selecionada é possível compreender que a educação não é o mesmo que modelagem de pessoas e tampouco a simples transmissão de conhecimentos. Compreende-se que a democracia efetiva somente será realidade em uma sociedade de sujeitos emancipados, neste contexto a educação emancipadora é de suma relevância.  O capital exerce forte influência sobre os sujeitos e sobre a educação e, a Teoria Crítica demonstra como deve ser a postura do intelectual engajado que vislumbra uma sociedade mais justa e livre de qualquer forma de opressão. Neste artigo os termos “heteronomia” e “indústria cultural” são trazidos à discussão para enriquecerem as reflexões entorno da educação emancipadora, a partir das quais, se busca o fim do status quo que tanto atrapalha o bom desenvolvimento da educação. O intelectual pesquisador tem a obrigação de contribuir para com o desenvolvimento e o bem estar social. O teórico crítico é ativo e sua teoria caminha conjuntamente com a sua prática, pois é conhecedor de que não deve haver dualidade entre a teoria e a práxis, também reconhece que o mundo é dinâmico, que não pode perder tempo, além de ser um crítico de si mesmo.

Biografia do Autor

Diego Alexandre Divardim de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor no Departamento de Artes da Universidade Estadual de ponta Grossa-UEPG. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Ana Luiza Ruschel Nunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/UEPG- PR (2013- atual); Mestre em Comunicação e Linguagens (Cinema)- TUIUTI/ Curitiba- PR (2013); Especialização em Arte Educação- IBPEX/PR (2012); Licenciatura em Matemática (2003)- UEPG/PR; Licenciatura em Artes Visuais (2011)- UEPG/PR. Atualmente professora vinculada ao Departamento de Artes e atua no Curso de Licenciatura em Artes Visuais- UEPG, Membro da Federação dos Arte- Educadores do Brasil- FAEB. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq.

Referências

ADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

ADORNO, T.W; HORKHEIMER. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

BURKE, E. Reflexões sobre a revolução na França. Rio de janeiro: Topbooks, 2012.

HORKHEIMER, M. Teoria Crítica. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 2003.

KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo:Paz e Terra, 2002.

Downloads

Publicado

26-08-2023

Como Citar

Oliveira, D. A. D. de ., & Nunes, A. L. R. (2023). TEORIA CRITICA, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DAS IDEIAS DE THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(1), p. 62 - 78. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2366