TEORIA CRITICA, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DAS IDEIAS DE THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER
Resumo
A partir da teoria crítica é possível questionar o modelo atual da educação e refletir sobre os caminhos que são possíveis trilhar em busca de uma educação emancipadora. Assim, este artigo teve como objetivo refletir sobre as possibilidades de uma educação emancipadora a partir do estudo de textos de Theodor Adorno (2010; 2014) e de Max Horkheimer (2003; 20014). A partir da bibliografia selecionada é possível compreender que a educação não é o mesmo que modelagem de pessoas e tampouco a simples transmissão de conhecimentos. Compreende-se que a democracia efetiva somente será realidade em uma sociedade de sujeitos emancipados, neste contexto a educação emancipadora é de suma relevância. O capital exerce forte influência sobre os sujeitos e sobre a educação e, a Teoria Crítica demonstra como deve ser a postura do intelectual engajado que vislumbra uma sociedade mais justa e livre de qualquer forma de opressão. Neste artigo os termos "heteronomia" e "indústria cultural" são trazidos à discussão para enriquecerem as reflexões entorno da educação emancipadora, a partir das quais, se busca o fim do status quo que tanto atrapalha o bom desenvolvimento da educação. O intelectual pesquisador tem a obrigação de contribuir para com o desenvolvimento e o bem estar social. O teórico crítico é ativo e sua teoria caminha conjuntamente com a sua prática, pois é conhecedor de que não deve haver dualidade entre a teoria e a práxis, também reconhece que o mundo é dinâmico, que não pode perder tempo, além de ser um crítico de si mesmo.Referências
ADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
ADORNO, T.W; HORKHEIMER. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
BURKE, E. Reflexões sobre a revolução na França. Rio de janeiro: Topbooks, 2012.
HORKHEIMER, M. Teoria Crítica. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 2003.
KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo:Paz e Terra, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â