FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DA ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO

trajetória de constantes mudanças

Autores

Palavras-chave:

Arte; Ensino; Formação de Professores.

Resumo

Recorrendo a pesquisas teórico-bibliográficas este artigo trata da qualidade do ensino da arte, com  as tendências pedagógicas que nortearam seu ensino no Brasil e suas metodologias, apresentando modelos de formação de professores e seu reflexo na prática escolar, demostrando assim a influência da formação inicial na identidade profissional docente. O artigo objetiva apresentar esses temas, discutindo  questões sobre a qualidade do ensino da arte correlacionando com problemáticas existentes no atual contexto, como as formações, a polivalência e a atuação de professores sem formação específica, indicando que esses problemas são os que mais prejudicam a credibilidade da disciplina diante de alunos, pais e sociedade como um todo. Por meio deste estudo percebe-se que a falta de qualidade, de relevância e objetividade dada ao ensino de Arte, pontuado questões preocupantes devido a formação inicial, da atuação com ensino polivalente ou mais preocupante com professores atuantes sem formação específica, ocasiona inúmeros percalços na trajetória do ensino da arte, percorrendo altos e baixos na sua obrigatoriedade e importância curricular.

Biografia do Autor

Silvana dos Passos Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. (2021-2023); Graduada em Licenciatura em Artes Visuais

Ana Luiza Ruschel Nunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE/UEPG- PR (2013- atual); Mestre em Comunicação e Linguagens (Cinema)- TUIUTI/ Curitiba- PR (2013); Especialização em Arte Educação- IBPEX/PR (2012); Licenciatura em Matemática (2003)- UEPG/PR; Licenciatura em Artes Visuais (2011)- UEPG/PR. Atualmente professora vinculada ao Departamento de Artes e atua no Curso de Licenciatura em Artes Visuais- UEPG, Membro da Federação dos Arte- Educadores do Brasil- FAEB. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq.

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

Silva, S. dos P. ., & Nunes, A. L. R. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DA ARTE NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO: trajetória de constantes mudanças. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 513 - 539. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2562