AS CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NO AMBIENTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
A presente pesquisa analisa as contribuições da contação de histórias para o desenvolvimento do processo de aprendizagem da criança no espaço da Educação Infantil. A investigação ocorreu a partir de uma pesquisa bibliográfica que embasou os aspectos em que a literatura infantil contribui no processo cognitivo da criança. Por meio do estudo embasado nas leituras de diferentes teóricos que tratam sobre o assunto, pode-se inferir que a história desperta nas crianças reações variadas, aguça a sua curiosidade, imaginação, além de contribuir para a socialização e a oralidade, promovendo assim, a construção de sua identidade pessoal.Referências
ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione,1997.
BARCELLOS, G. M. F.; NEVES, I. C. B. A hora do conto: da fantasia ao prazer de ler: subsídios a sua realização em Bibliotecas Públicas e Escolares. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1995.
BUSATTO,C. A arte de contar histórias no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2007.
CAVALCANTI, J. Caminhos da literatura Infantil e juvenil. 2ªedição.São Paulo: Paulus,2004.
CAMPOS, K. C. de. Tecendo histórias: a criança e sua produção narrativa. 173f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
CARDOSO, A. L. S. A Contação de Histórias no Desenvolvimento da Educação. Mediação, Pires do Rio - GO, v. 12, n. 1, p. 30-48, jan.- dez. 2017. ISSN 1980-556X (versão impressa) / ISSN 2447-6978 (versão on-line)
COELHO, M. B. S. Contar histórias uma arte sem idade. 10ª edição. São Paulo: Ática , 2002.
COELHO, M. B. S. Contar histórias uma arte sem idade. 10ª edição. São Paulo: Ática, 2004.
CORSINO, P. Literatura na educação infantil: possibilidades e ampliações. In: PAIVA, A; MACIEL, F.; COSSON, R. (coord.) Literatura: ensino fundamental. "“ Brasília: Ministério da Educação, secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 20)
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas, 2008.
MACHADO, R. Acordais fundamentos teórico-poético da arte de contar histórias. 1ª edição. São Paulo: DCL, 2004.
MALLMANN, M. C. A literatura infantil no processo educacional: despertando os valores morais. 2011. 64 f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) - Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
MATOS, G. A.; SORSY, I. O ofício do contador de histórias. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MIGUEZ, F. Nas arte-manhas do imaginário infantil.14.edição.Rio de Janeiro: Zeus, 2000.
PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
SISTO, C. Textos e Pretextos sobre a Arte de Contar Histórias. 2ª edição. Curitiba: Positiva Série - Praticas Educativas, 2005.
SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó: Argos, 2001.
TAHAN, M. A arte de contar história. 5ª edição. Rio de Janeiro: Conquista,1996.
REDIN, M. M. et al. Planejamento práticas e projetos pedagógicos na Educação Infantil. 3ª edição. Porto Alegre 2014.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â