JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Analia Maria de Fátima Costa
  • Aline Cristiane Xavier Leite Faculdade Sant'Ana

Palavras-chave:

Jogos e brincadeiras; Alfabetização e Letramento; Criança; Professoras.

Resumo

O uso de jogos e brincadeiras sempre se mostraram como importantes dispositivos para um aprendizado lúdico e vinculado ao desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais, propiciam o processo de alfabetização mais satisfatório. A presente pesquisa traz reflexões sobre jogos e brincadeiras, alfabetização e letramento e a importância dessa prática para um aprendizado significativo e teve como objetivo principal analisar a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa com procedimentos técnicos de pesquisa de campo. O referencial teórico foi delineado nos seguintes estudiosos: Kishimoto (1996), Rau (2013), Soares e Batista (2005), Frade (2005). A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Ponta Grossa, direcionada à 3 (três) professoras, as quais participaram respondendo um questionário com 11 (onze) questões abertas a respeito da temática em pauta. A pesquisa apontou a relevância da inserção dos jogos e brincadeiras como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e letramento da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Biografia do Autor

Aline Cristiane Xavier Leite, Faculdade Sant'Ana

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Sant´Ana.

Referências

FRADE, I.C. A. S. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores. Belo Horizonte: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Fae /UFMG, 2005.

KISHIMOTO, T. M. Jogo brinquedo e brincadeira e a educação. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 1996.

RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibipex, 2013.

SOARES, M. B.; BATISTA, A. A. G. Alfabetização e letramento. Pampulha: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita FAE / UFMG, 2005.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

Costa, A. M. de F., & Leite, A. C. X. . (2022). JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(2), p. 242 - 252. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2303