JOGOS E BRINCADEIRAS NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Jogos e brincadeiras; Alfabetização e Letramento; Criança; Professoras.Resumo
O uso de jogos e brincadeiras sempre se mostraram como importantes dispositivos para um aprendizado lúdico e vinculado ao desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais, propiciam o processo de alfabetização mais satisfatório. A presente pesquisa traz reflexões sobre jogos e brincadeiras, alfabetização e letramento e a importância dessa prática para um aprendizado significativo e teve como objetivo principal analisar a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa com procedimentos técnicos de pesquisa de campo. O referencial teórico foi delineado nos seguintes estudiosos: Kishimoto (1996), Rau (2013), Soares e Batista (2005), Frade (2005). A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Ponta Grossa, direcionada à 3 (três) professoras, as quais participaram respondendo um questionário com 11 (onze) questões abertas a respeito da temática em pauta. A pesquisa apontou a relevância da inserção dos jogos e brincadeiras como ferramenta pedagógica no processo de alfabetização e letramento da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental.Referências
FRADE, I.C. A. S. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores. Belo Horizonte: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita Fae /UFMG, 2005.
KISHIMOTO, T. M. Jogo brinquedo e brincadeira e a educação. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 1996.
RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibipex, 2013.
SOARES, M. B.; BATISTA, A. A. G. Alfabetização e letramento. Pampulha: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita FAE / UFMG, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â