AS AÇÕES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM FOCO NO LETRAMENTO

Autores

  • Carolina Miara Froner
  • Juliana Pinto Viecheneski
  • Analia Maria de Fátima Costa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar contribuições de ações formativas, com foco no letramento, desenvolvidas junto a um grupo de professores da Educação Infantil de uma escola particular do município de Paulo Afonso "“ BA. A metodologia envolveu momentos de leituras, estudos dirigidos, discussões, planejamentos coletivos e socialização de experiências pedagógicas, favorecendo assim, o processo de articulação entre a teoria e a prática. Os principais resultados mostraram que a partir da formação continuada, os professores reelaboraram as suas práticas e efetivaram um trabalho na ótica do letramento, desenvolvendo atividades significativas a partir de brincadeiras e ambientes diversificados. As ações formativas contribuíram para o crescimento profissional dos professores, para o desenvolvimento de novas ações pedagógicas, com diferentes agrupamentos dos alunos e uso de diversos ambientes e gêneros textuais. Os encontros formativos propiciaram, também, a união da equipe escolar, que se mostrou mais motivada, cooperativa e comprometida com o processo de ensino e aprendizagem dos seus alunos.  Palavras-chave: Alfabetização.  Letramento. Formação Continuada. Educação Infantil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, v.1, 1998.

FERREIRO, E. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para a prática educativa. 21 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

_________. A educação na cidade. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

KLEIMAN, A. B. O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização. Fev. 2007. Disponível em: http://www.letramento.iel.unicamp.br/publicacoes/artigos/Letramento_AngelaKleiman.pdf. Acesso em: 21 out. 2015.

LAROCCA, P.; SAVELI, E. L. Retratos da psicologia nos movimentos de alfabetização. In: LEITE, S. A. S. (Org.). Alfabetização e letramento: contribuições para as práticas pedagógicas. Campinas: Arte escrita, 2001.

LUIZATO, C. Contexto de letramento: é possível trabalhar com produção de texto na Educação Infantil. Leopoldianum "“ revista de estudo e comunicação. v. 28, n. 78, p. 71-73.

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar.13 ed.São Paulo: Cortez, 2002.

MORAIS, A. G.; ALBUQUERQUE, E. B. C. Alfabetização e letramento: O que são? Como se relacionam? Como "alfabetizar letrando"? In: LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B. C. (Org.) Alfabetização de Jovens e Adultos: em uma perspectiva de letramento. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 59-76.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento um processo sócio-histórico. 4 ed. São Paulo: Scipione, 1997.

REGO, L. L. B. Alfabetização e Letramento: refletindo sobre as atuais controvérsias. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me03176a.pdf. Acesso: 08 out. 2015.

REVISTA NOVA ESCOLA. São Paulo: Editora Abril, n. 162, p.30, maio 2003.

RIBEIRO, V. M. Alfabetismo funcional: referencias concentuais e metodológicas para a pesquisa. Educação & Sociedade, ano XVIII, n.60, dez. 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a8.pdf. Acesso: 10 out. 2015.

ROJO, R. H. R. Alfabetização e letramentos múltiplos: como alfabetizar letrando? Coleção explorando o ensino: Língua Portuguesa: ensino fundamental. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Brasília: vol, 19, 2010. p. 15- 36. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7840-2011-lingua-portuguesa-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 out. 2015.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1989.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

__________. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.25, Jan /Fev /Mar /Abr. 2004a. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf. Acesso em: 20 out. 2015.

__________. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio "“ Revista Pedagógica, Fev. 2004b. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40142/1/01d16t07.pdf. Acesso em: 15 out. 2015.

TERZI, S. B. A oralidade e a construção da leitura por crianças de meios iletrados. In: KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 1995. Coleção Letramento, Educação e Sociedade. Cap. 2. p. 91-117.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

20-02-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS AÇÕES FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM FOCO NO LETRAMENTO. (2017). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 1(1), 66-85. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/43

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)