QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DO LITORAL DO PARANÁ

Autores

  • Denise Maria França UNESPAR

Palavras-chave:

Qualidade de vida no trabalho; Trabalho docente; Saúde dos Professores

Resumo

  RESUMO A qualidade de vida no trabalho docente está fortemente relacionada às condições de saúde de professores e se constitui em uma área de abrangência e de interesse interdisciplinar. O trabalho possui grande impacto na saúde e qualidade de vida das pessoas. Este estudo teve como objetivo analisar a qualidade de vida no trabalho dos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), dos municípios do Litoral do Paraná (Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná). Para a avaliação da qualidade de vida utilizou-se o questionário, Total Quality Work Life- TQWL-42, (Pedroso, 2010), elaborado no Google Forms e distribuído por meio eletrônico aos docentes. Participaram voluntariamente 28 professores da rede pública de ensino do Litoral do Paraná, com média de idade de 43,92 anos, com média de tempo de serviço de 10,76 anos. A análise dos resultados revela que de modo geral os docentes pesquisados referem um nível satisfatório de qualidade de vida. Analisando-se as esferas isoladamente, encontra-se escores de qualidade de vida no trabalho com tendência ao insatisfatório, na esfera biológica/fisiológica e escores satisfatórios na esfera psicológico/comportamental. Conclui-se que a segurança no emprego e a relevância do trabalho do trabalho docente representam forte significância e impacto positivo na qualidade de vida no trabalho docente e que devem ser incrementadas e apoiados. Já a precariedade das condições de trabalho, a jornada de trabalho, as horas de lazer, os serviços de assistência à saúde, devem ser consideradas com mais atenção para que o trabalho docente seja valorizado como deve.     Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho; Trabalho docente; Saúde dos Professores     ]   ABSTRACT   The quality of life in teaching work is strongly related to the health conditions of teachers and constitutes an area of "‹"‹scope and interdisciplinary interest. Work has a great impact on people's health and quality of life. This course completion work aimed to analyze the quality of life at work of teachers of Early Childhood Education and Elementary Education (initial series), in the municipalities of the Coast of Paraná (Antonina, Guarçouba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá and Pontal from Paraná). To assess the quality of life, the questionnaire Total Quality Work Life- TQWL-42 (PEDROSO, 2010), was used, prepared in Google Forms and distributed electronically to teachers. Voluntarily participated in the study by 28 teachers from public schools on the coast of Paraná, with an average age of 43.92 years, with an average length of service of 10.76 years. The analysis of the results reveals that, in general, the professors surveyed refer to a satisfactory level of quality of life. Analyzing the spheres separately, scores for quality of life at work tend to be unsatisfactory in the biological/physiological sphere and satisfactory scores in the psychological/behavioral sphere. It is concluded that job security and the relevance of teaching work represent a strong significance and positive impact on the quality of life in teaching work and that they should be incremented and supported. The precariousness of working conditions, working hours, leisure hours, health care services, should be considered more carefully so that teaching work is valued as it should.   Keywords: Quality of life at work; Teaching work; Teachers' Health  

Biografia do Autor

  • Denise Maria França, UNESPAR
    Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Professora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional - PROFEI. 

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE PROFESSORES DO LITORAL DO PARANÁ. (2023). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 342 - 352. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2320

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