O (A) DOCENTE COMO PROFISSIONAL CALEIDOSCÓPIO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISES CRÍTICO-REFLEXIVAS
Palavras-chave:
Educação. Docência. Formação profissional. Prática pedagógica. Processo ensino-aprendizagem.Resumo
Este artigo acadêmico-científico, de abordagem qualitativa de pesquisa, tem como principal objetivo efetuar algumas análises crítico-reflexivas concernentes ao papel do(a) professor(a) como agente educacional calidoscópio formador(a) de diferentes profissionais para o mercado de trabalho. Pautado em aportes teóricos resultantes de pesquisas científicas desenvolvidas, em nível nacional e internacional, por renomados estudiosos do assunto em foco, o presente trabalho de investigação científica encontra-se didática e metodologicamente estruturado em três partes distintas, a saber: Inicialmente, são apresentadas (breves) notas históricas alusivas ao papel do professor desde a Grécia antiga até os dias atuais, passando de preceptor cultural erudito à profissional da educação. A seguir, trazemos a lume importantes reflexões acerca da temática: professor, professora como profissional calidoscópio com (in)titulações e funções educacionais diversificadas no Brasil do século XXI. Na sequência, faz-se comentários sobre o(a) professor(a) como formador(a) educacional de diversos profissionais para o mercado de trabalho. Por fim, à guisa de considerações finais, tecemos alguns apontamentos referentes aos assuntos mais latentes, significativos, preeminentes e nevrálgicos abordados no contexto do corpus textual do artigo científico em questão, almejando assim dar maior ênfase aos aspectos que gravitam em torno do trabalho pedagógico docente.Referências
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