O (A) DOCENTE COMO PROFISSIONAL CALEIDOSCÓPIO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISES CRÍTICO-REFLEXIVAS

Autores

  • Marcos Pereira dos Santos Faculdade Rachel de Queiroz (FAQ) - Ponta Grossa/PR

Palavras-chave:

Educação. Docência. Formação profissional. Prática pedagógica. Processo ensino-aprendizagem.

Resumo

Este artigo acadêmico-científico, de abordagem qualitativa de pesquisa, tem como principal objetivo efetuar algumas análises crítico-reflexivas concernentes ao papel do(a) professor(a) como agente educacional calidoscópio formador(a) de diferentes profissionais para o mercado de trabalho. Pautado em aportes teóricos resultantes de pesquisas científicas desenvolvidas, em nível nacional e internacional, por renomados estudiosos do assunto em foco, o presente trabalho de investigação científica encontra-se didática e metodologicamente estruturado em três partes distintas, a saber: Inicialmente, são apresentadas (breves) notas históricas alusivas ao papel do professor desde a Grécia antiga até os dias atuais, passando de preceptor cultural erudito à profissional da educação. A seguir, trazemos a lume importantes reflexões acerca da temática: professor, professora como profissional calidoscópio com (in)titulações e funções educacionais diversificadas no Brasil do século XXI. Na sequência, faz-se comentários sobre o(a) professor(a) como formador(a) educacional de diversos profissionais para o mercado de trabalho. Por fim, à guisa de considerações finais, tecemos alguns apontamentos referentes aos assuntos mais latentes, significativos, preeminentes e nevrálgicos abordados no contexto do corpus textual do artigo científico em questão, almejando assim dar maior ênfase aos aspectos que gravitam em torno do trabalho pedagógico docente.        

Biografia do Autor

  • Marcos Pereira dos Santos, Faculdade Rachel de Queiroz (FAQ) - Ponta Grossa/PR
    Pós-Doutor (PhD) em Ensino Religioso pelo Seminário Internacional de Teologia Gospel (SITG) "“ Ituiutaba/MG. Pesquisador em Ciências da Educação. Professor adjunto da Faculdade Rachel de Queiroz (FAQ) - Ponta Grossa/PR. 

Referências

AZZI, S. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3.ed. São Paulo: Cortez, p.35-60, 2002. (Coleção Saberes da Docência).

BARROS, C. S. G. Pontos de psicologia geral. São Paulo: Ática, 1985.

BERBEL, N. A. N. A metodologia da problematização e os ensinamentos de Paulo Freire: uma relação mais que perfeita. In: ______. (Org.). Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Editora da UEL, p.1-28, 1999.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1981. (Coleção Primeiros Passos "“ v.20).

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Departamento de Assuntos Universitários. Coordenação do Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os graus de mestre e doutor nas instituições de ensino norte-americanas. Brasília: MEC/CAPES, 1977.

BUENO, F. S. Dicionário filológico do português. São Paulo: Saraiva, 1966.

CAMBI, F. História da pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999. (Coleção Enclyclopaideia).

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 13.ed. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

FABRA, M. L. A nova pedagogia. Rio de Janeiro: Salvat Editora do Brasil S.A., 1980. (Coleção Biblioteca Salvat de Grandes Temas "“ v.67).

FREIRE, P. R. N. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 14.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. (Coleção Leitura).

______. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 8.ed. São Paulo: Editora Olho D"™ Água, 2005.

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. O que é pedagogia. 6.ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. (Coleção Primeiros Passos "“ v.193).

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 8.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

LARROYO, F. História geral da pedagogia: tomo II. 2.ed. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1974.

LENHARD, R. Escola: dúvidas e reflexões "“ problemas sociopolíticos da estrutura e do funcionamento do ensino fundamental e médio. São Paulo: Moderna, 1998.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? 2.ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LIMA, L. O. Pedagogia: reprodução ou transformação. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros Voos "“ v.9).

MATTAR, J. Guia de educação a distância. São Paulo; Cengage Learning/Portal Educação, 2011. (Coleção Série Profissional).

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

RANGEL, M. Das dimensões da representação do "bom professor" Ã s dimensões do processo de ensino-aprendizagem. In: TEVES, N.; RANGEL. M. (Orgs.). Representação social e educação: temas e enfoques contemporâneos de pesquisa. Campinas: Papirus, p.47-77, 1999. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

RIBAS, M. H. Construindo a competência: processo de formação de professores. São Paulo: Editora Olho D"™Água, 2000.

SANTOS, M. P. Professor: profissão caleidoscópio. In: Portal ProfessorNews. São Paulo, out./2014. 6 f. Disponível em: <https://www.professornews.com.br /artigos/6711-professor-profissaocaleidoscopio.html>. Acesso em: 24/10/2014.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1980. (Coleção Educação Contemporânea).

SILVA, C. S. B. Curso de pedagogia no Brasil: história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo "“ v.66).

SOUSA NETO, M. F. O ofício, a oficina e a profissão: reflexões sobre o lugar social do professor. In: Cadernos CEDES. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora do CEDES, v.25, n.66, p.249-259, mai./ago., 2005.

SPONVILLE, A. C. Pequeno tratado das grandes virtudes. 2.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6.ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

VEIGA, I. P. A.; SOUZA ARAÚJO, J. C. Ética e magistério. In: CANDAU, V. M. (Org.). Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, p.107-111, 2000.

YAMAMOTO, M. P.; ANDRUCHAK, M. A. Revendo o conceito de competência docente em face de um incidente crítico: articulando experiências. In: RIBAS, M. H. (Org.). Formação de professores: escolas, práticas e saberes. Ponta Grossa: Editora da UEPG, p.159-180, 2005.

Downloads

Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O (A) DOCENTE COMO PROFISSIONAL CALEIDOSCÓPIO DA EDUCAÇÃO: ANÁLISES CRÍTICO-REFLEXIVAS . (2020). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 4(1), p. 14-29. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1256

Artigos Semelhantes

1-10 de 195

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.