A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E OS DEBATES SOBRE A DOCÊNCIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
Diretrizes curriculares. Pedagogia. Políticas Educacionais.Resumo
Este texto apresenta uma discussão a respeito do percurso histórico do curso de Pedagogia no Brasil por meio das diretrizes curriculares que orientam o perfil profissional do pedagogo. A pesquisa caracteriza-se a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, considerando o aprofundamento histórico sobre a constituição de diretrizes como documentos oficiais com proposições de princípios para formação inicial e continuada de professores, mediante disputas políticas, culturais, didático-pedagógicas e curriculares. Da mesma forma, procurou-se realizar um cotejo com variáveis de cunho histórico-cultural sobre as diretrizes para formação de professores, elucidando as interpretações possíveis sobre os desafios enfrentados com o hibridismo conceitual e transformado, ou traduzido, em políticas públicas educacionais. O estudo concluiu que as políticas referendadas em diretrizes negam os avanços na definição do perfil do pedagogo e reduzem sua formação inicial a um pragmatismo técnico, no qual também não gera atrativos pela profissão e carreira docente.Downloads
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