A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PSICOMOTOR JUNTO ÀS CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH
Resumo
Este artigo, de natureza descritiva através de estudo bibliográfico, tem como objetivo compreender a relação da ação psicomotora junto à s crianças com diagnóstico de TDAH. A falta dessa ação influencia não somente na aprendizagem, mas em todo processo global que envolve o corpo. Enfatiza a psicomotricidade como parte relevante para o processo de ensino aprendizagem. A psicomotricidade, uma ciência recente busca destacar a relação entre motricidade, a mente, a afetividade facilitando o desenvolvimento global da criança. Tem se apresentado como uma opção eficiente para atuar com crianças portadoras do TDAH, pois atua no desenvolvimento motor, afetivo e psicológico do indivíduo, aprimorando suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Palavras-chave: Psicomotricidade. TDAH. Ação Psicomotora. Desenvolvimento.ÂReferências
AJURIAGUERRA, J. Manual de Psiquiatria infantil. São Paulo: Ed. Masson, 1993.
ANTUNES, Celso. Inclusão: o nascer de uma pedagogia. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008. "“ (Um olhar para a educação).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO "“ ABDA. Revista: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), p.4. Site da Associação disponível em http://www.tdah.org.br/. Acesso em 15 fev. 2010.
BARKLEY, Russell A.. & colaboradores. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. 3ª Ed. "“ Porto Alegre: Artmed, 2008.
BARKLEY, Russel. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): guia
completo e autorizado para pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002, 327p.
BONET, Trinidad; SORIANO, Yolanda; SOLANO, Cristina. Aprendendo com crianças hiperativas: um desafio educativo. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil - ECA. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990.
CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO DSM-IV: referência rápida. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1995.
FONSECA, Vitor. Psicomotricidade, psicologia e pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
FONSECA, Vitor. Psicomotricidade perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.
FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FONSECA, Vitor. Da filogênese à ontogênese da motricidade. Porto Alegre: Artmed, 1998.
FONSECA, Vitor. Brincar, crescer e aprender- O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.
GONÇALVES, F. Do andar ao escrever, um caminho psicomotor. São Paulo: Ed. Cultural RBL, 2009.
MATTOS, Paulo. No mundo da lua: perguntas e respostas sobre transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. São
Paulo: Lemos Editorial, 2003.
ROHDE MATTOS, P. e cols. - Princípios e Práticas em TDAH. São Paulo: Artmed, 2003.
L. ROHDE, & E. BENCZIK, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: O que é? Como ajudar? Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
NETO, F.R. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade "“ 4ª Ed. "“ São Paulo: Globo, 2014.
VICARI, Maria Isabel. Melhorando a atenção e controlando a agitação. São Paulo:Thot Cognição e Linguagem, 2006.
WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 2005.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â