A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PSICOMOTOR JUNTO ÀS CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH

Autores

  • Eliane Andrade
  • Diego da Silva

Resumo

Este artigo, de natureza descritiva através de estudo bibliográfico, tem como objetivo compreender a relação da ação psicomotora junto às crianças com diagnóstico de TDAH. A falta dessa ação influencia não somente na aprendizagem, mas em todo processo global que envolve o corpo.  Enfatiza a psicomotricidade como parte relevante para o processo de ensino aprendizagem. A psicomotricidade, uma ciência recente busca destacar a relação entre motricidade, a mente, a afetividade facilitando o desenvolvimento global da criança. Tem se apresentado como uma opção eficiente para atuar com crianças portadoras do TDAH, pois atua no desenvolvimento motor, afetivo e psicológico do indivíduo, aprimorando suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Palavras-chave: Psicomotricidade. TDAH. Ação Psicomotora.  Desenvolvimento. 

Biografia do Autor

  • Eliane Andrade
    Especialista em Psicomotricidade pelo Grupo Rhema de Educação, Palmeira
  • Diego da Silva
    Psicólogo, mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela UFPR. Docente na Especialização em Psicomotricidade pelo Grupo Rhema de Educação

Referências

AJURIAGUERRA, J. Manual de Psiquiatria infantil. São Paulo: Ed. Masson, 1993.

ANTUNES, Celso. Inclusão: o nascer de uma pedagogia. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008. "“ (Um olhar para a educação).

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DÉFICIT DE ATENÇÃO "“ ABDA. Revista: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), p.4. Site da Associação disponível em http://www.tdah.org.br/. Acesso em 15 fev. 2010.

BARKLEY, Russell A.. & colaboradores. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: manual para diagnóstico e tratamento. 3ª Ed. "“ Porto Alegre: Artmed, 2008.

BARKLEY, Russel. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): guia

completo e autorizado para pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artmed, 2002, 327p.

BONET, Trinidad; SORIANO, Yolanda; SOLANO, Cristina. Aprendendo com crianças hiperativas: um desafio educativo. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil - ECA. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990.

CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO DSM-IV: referência rápida. Trad. Dayse Batista. Porto Alegre: Artmed, 1995.

FONSECA, Vitor. Psicomotricidade, psicologia e pedagogia. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

FONSECA, Vitor. Psicomotricidade perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FONSECA, Vitor. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FONSECA, Vitor. Da filogênese à ontogênese da motricidade. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FONSECA, Vitor. Brincar, crescer e aprender- O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

GONÇALVES, F. Do andar ao escrever, um caminho psicomotor. São Paulo: Ed. Cultural RBL, 2009.

MATTOS, Paulo. No mundo da lua: perguntas e respostas sobre transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças, adolescentes e adultos. São

Paulo: Lemos Editorial, 2003.

ROHDE MATTOS, P. e cols. - Princípios e Práticas em TDAH. São Paulo: Artmed, 2003.

L. ROHDE, & E. BENCZIK, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade: O que é? Como ajudar? Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

NETO, F.R. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Inquietas: TDAH: desatenção, hiperatividade e impulsividade "“ 4ª Ed. "“ São Paulo: Globo, 2014.

VICARI, Maria Isabel. Melhorando a atenção e controlando a agitação. São Paulo:Thot Cognição e Linguagem, 2006.

WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 2005.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-09-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PSICOMOTOR JUNTO ÀS CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TDAH. (2018). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 2(2). https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/565

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)