NEURÓBICA PARA DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Soraya Comin Grupo Rhema de Educação
  • Diego da Silva Grupo Rhema de Educação

Palavras-chave:

Neuróbica. Deficiência Intelectual. Neurociência. Inclusão.

Resumo

É fato que os alunos com deficiência intelectual necessitam de metodologias diferenciadas para conseguirem utilizar seu potencial cognitivo de maneira satisfatória. Esses alunos em razão de suas limitações precisam de muitos e variados estímulos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição e uma compreensão acerca das características da deficiência intelectual e buscar na neuróbica (ginástica cerebral) contribuições para dinamizar as ações pedagógicas de modo a trabalhar novas conexões cerebrais. O presente artigo, classificado como uma pesquisa bibliográfica, traz também alguns estudos realizados por Lawrence Katz e Manning Rubin, precursores da neuróbica, mostrando que exercícios cerebrais, usando variadas combinações dos sentidos, estimulam padrões de atividades neurais criando mais conexões entre as diferentes áreas do cérebro e contribuindo para que alunos com deficiência intelectual ampliem sua capacidade de sucesso nas atividades escolares e da vida diária.   Palavras-Chave: Neuróbica. Deficiência Intelectual. Neurociência. Inclusão.

Biografia do Autor

  • Soraya Comin, Grupo Rhema de Educação
    Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Aluna do Curso de Especialização (Lato Sensu) em Neuroeducação e Neurociência Aplicada na Aprendizagem pelo Grupo Rhema de Educação, Palmeira
  • Diego da Silva, Grupo Rhema de Educação
    Graduado em Psicologia pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Paraná. Professor da Especialização (Lato Sensu) em Neuroeducação e Neurociência Aplicada na Aprendizagem do Grupo Rhema de Educação, Palmeira.

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Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NEURÓBICA PARA DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. (2020). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 4(1), p. 109-122. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1236

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