NEURÓBICA PARA DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Palavras-chave:
Neuróbica. Deficiência Intelectual. Neurociência. Inclusão.Resumo
É fato que os alunos com deficiência intelectual necessitam de metodologias diferenciadas para conseguirem utilizar seu potencial cognitivo de maneira satisfatória. Esses alunos em razão de suas limitações precisam de muitos e variados estímulos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma descrição e uma compreensão acerca das características da deficiência intelectual e buscar na neuróbica (ginástica cerebral) contribuições para dinamizar as ações pedagógicas de modo a trabalhar novas conexões cerebrais. O presente artigo, classificado como uma pesquisa bibliográfica, traz também alguns estudos realizados por Lawrence Katz e Manning Rubin, precursores da neuróbica, mostrando que exercícios cerebrais, usando variadas combinações dos sentidos, estimulam padrões de atividades neurais criando mais conexões entre as diferentes áreas do cérebro e contribuindo para que alunos com deficiência intelectual ampliem sua capacidade de sucesso nas atividades escolares e da vida diária. Palavras-Chave: Neuróbica. Deficiência Intelectual. Neurociência. Inclusão.Referências
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