ARGUMENTAÇÕES DA "CRISE DA APRENDIZAGEM" PRESENTE NOS DOCUMENTOS DO BANCO MUNDIAL EM FAVOR DO CAPITAL

Autores

  • Jociene Araujo Lima Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Crise da aprendizagem. Banco Mundial. Educação. Aprendizagem. Crise Estrutural do capital.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral analisar as argumentações do capital presente no discurso da "Crise da Aprendizagem" encontrado nos documentos do Banco Mundial nos anos de 2018 e 2022. Esta pesquisa é de cunho exploratório e de natureza bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica se pauta nos estudos de Leher (1998;1999), Pereira (2018), Freitas (2019), e Demo (2019), que são estudiosos que fazem uma crítica à atuação do Banco Mundial como executor das políticas globais de educação. Na análise documental iremos analisar os relatórios mundiais lançados pelo Banco Mundial nos anos de 2018 e 2022, que citam a crise da aprendizagem como formas de manipulação do capital para com as políticas educacionais. Por fim, concluímos, que a crise da aprendizagem disseminada nos documentos do Banco Mundial não apenas favorece as políticas neoliberais DESSA instituição como favorece a privatização da educação. Palavras-chaves: Crise da aprendizagem. Banco Mundial. Educação. Aprendizagem.  Crise Estrutural do capital.

Biografia do Autor

  • Jociene Araujo Lima, Universidade Estadual do Ceará
    Graduada em Pedagogia. Mestranda em Educação e Ensino pelo Mestrado Intercampi Educação e Ensino (MAIE) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GESPEES/UERN/CNPq).

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Publicado

03-09-2024

Como Citar

ARGUMENTAÇÕES DA "CRISE DA APRENDIZAGEM" PRESENTE NOS DOCUMENTOS DO BANCO MUNDIAL EM FAVOR DO CAPITAL. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(1), p. 17 - 32. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2342

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