COMUNICAÇÃO DE LUXO PARA PETS

UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE GUCCI, DOLCE & GABBANA E LOUIS VUITTON

Autores

Palavras-chave:

Marcas de luxo, Mercado pet, Estratégias de marketing

Resumo

O mercado pet tem registrado um crescimento expressivo nos últimos anos, impulsionado pela crescente humanização dos animais de estimação e pela maior disposição dos tutores em investir no bem-estar e no conforto de seus pets. Esse cenário tem atraído a atenção de marcas de luxo tradicionais, que passaram a desenvolver e lançar produtos exclusivos voltados a esse segmento. Este trabalho tem como objetivo analisar as estratégias de comunicação adotadas pelas marcas Gucci, Dolce & Gabbana e Louis Vuitton no lançamento de suas linhas destinadas ao mercado pet. Trata-se de uma pesquisa básica e exploratória, de abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e na aplicação do estudo de caso múltiplo como procedimento técnico. A análise revelou que, mesmo ao ingressarem em um novo mercado, as três marcas preservam os principais atributos do luxo (como exclusividade, sofisticação estética e comunicação seletiva), adaptando esses elementos às particularidades do público pet. Suas campanhas, especialmente nas redes sociais, reforçam a identidade de cada marca e posicionam os animais de estimação como extensões do estilo de vida de seus tutores.Palavras-chave: Marcas de luxo. Pet. Mercado pet. Estratégias de marketing.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Taíne Luana Wegner, Universidade Feevale
    Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 
  • Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale
    Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, mestra em Indústria Criativa, bacharela em Publicidade e Propaganda. Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 
  • Mauricio Barth, Universidade Feevale
    Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Referências

ABINPET. Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. Dados do mercado pet 2023. Disponível em: https://abinpet.org.br/wp-content/uploads/2023/05/abinpet_folder_dados_mercado_2023_draft5.pdf. Acesso em: 24 maio 2025.

ALLÉRÈS, D. Luxo… Estratégias de marketing. 2. ed. São Paulo: Editora FGV, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Almedina, 2011.

BAZAAR BRASIL, Bazaar Man. Elegância em movimento: a visão de Pharrell Williams para o verão 2025 da Louis Vuitton. 2024. Disponível em: https://harpersbazaar.uol.com.br/bazaar-man/elegancia-em-movimento-a-visao-de-pharrell-williams-para-o-verao-2025-da-louis-vuitton/. Acesso em: 12 abr. 2025.

BLANES, S. Mercado de luxo para pets está em alta, mas é bom para os bichos? Revista Veja online. Atualizado em 04 jun. 2024. Publicado em 16 jul. 2022, edição nº 2798. Disponível em: https://veja.abril.com.br/comportamento/mercado-de-luxo-para-pets-esta-em-alta-mas-e-bom-para-os-bichos/. Acesso em: 12 abr. 2025.

COBRA, M. Marketing e moda. São Paulo: Editora Senac São Paulo; Cobra Editora & Marketing, 2007.

DINIZ, C. Mercado de luxo no Brasil: tendências e oportunidades. São Paulo: Pensamento-Cultrix, 2012.

DOLCE & GABBANA. Site oficial. Uma nova linha para cães da Dolce&Gabbana. 2024. Disponível em: https://world.dolcegabbana.com/lifestyle/dolce-gabbana-clothing-accessories-fragrance-mist-dogs-2024. Acesso em: 21 abr. 2015.

DRUMOND, F. Conheça 10 pets que levam uma vida muito luxuosa. Vida de Bicho. Comportamento. 2022. Disponível em: https://vidadebicho.globo.com/comportamento/noticia/2022/09/conheca-10-pets-que-levam-uma-vida-muito-luxuosa.ghtml. Acesso em: 14 abr. 2025.

FERNANDES, V. “Luxo animal”: como os pets estão sendo mimados. 2024. Disponível em: https://neofeed.com.br/finde/luxo-animal-como-os-pets-estao-sendo-mimados/. Acesso em: 20 nov. 2024.

FLOSI, F. Mercado Pet no Brasil: crescimento, inovações e perspectivas para 2025. Disponível em: https://caesegatos.com.br/mercado-pet-no-brasil-crescimento-inovacoes-e-perspectivas-para-2025/. Acesso em: 17 mar. 2025.

FREGONESE, J. Geração P: a transformação da relação de tutores e animais. Consumidor Moderno, 7 nov. 2023. Disponível em: https://consumidormoderno.com.br/geracao-pet/. Acesso em: 14 abr. 2025.

GABRIEL, M. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. São Paulo: Novatec, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GUCCI. Site Oficial. Stories. 2025. Disponível em: https://www.gucci.com/us/en/st/stories. Acesso em: 14 abr. 2025.

KAPFERER, J. As marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2003.

KAPFERER, J.; BASTIEN, V. The luxury strategy: break the rules of marketing to build luxury brands. 2. ed. Londres: Kogan Page, 2012.

KRÜGER, M. Pet shop de luxo: grifes investem em artigos para doguinhos. Revista Elle Lifstyle. 2024. Disponível em: https://elle.com.br/lifestyle/pet-shop-de-luxo-grifes?srsltid=AfmBOoo6b1kn9SNLMH6516BOyyxfzeqhB3l3ZAEl0geXh3-kt1hs4t4r. Acesso em: 14 abr. 2025

LIPOVETSKY, G.; ROUX, E. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

MARTINS, A. M. de P. Identidade e imagem das marcas de moda de luxo: um estudo sobre a Louis Vuitton. 2009. 214 p. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2009. Disponível em: https://repositorio.fgv.br/server/api/core/bitstreams/98b10a41-59ec-420e-9b26-f1d76796fe77/content. Acesso em: 21 abr. 2025.

MEDEIROS, D.; LARISSA, S. Crescimento do mercado pet e oportunidade de negócio. SEBRAE. Atualizado em 12/08/2024 por GOMES, Juliana. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/al/artigos/crescimento-do-mercado-pet-e-oportunidade-de-negocio,021731b7fe057810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 20 nov. 2024.

MELO, L. Brasil tem terceira maior população pet do mundo. Agência Senado. 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2024/12/brasil-tem-terceira-maior-populacao-pet-do-mundo-veja-os-projetos-do-senado-sobre-o-assunto. Acesso em: 15 mai. 2025.

MIRANDA, L. Brasil torna-se o segundo maior mercado de produtos pet, in: Forbes, 2020. Disponível em: https://forbes.com.br/principal/2020/08/brasil-torna-se-o-segundo-maior-mercado-de-produtos-pet/. Acesso em: 24 mai. 2025.

MOREIRA, P. Mercado pet em alta: tecnologia auxilia na gestão de clínicas e hospitais veterinários. 2025. Disponível em: https://blogpatriciamoreira.com.br/mercado-pet-em-alta-tecnologia-auxilia-na-gestao-de-clinicas-e-hospitais-veterinarios/. Acesso em: 15 mai. 2025.

MOURA, L. Mercado brasileiro de luxo deve movimentar até R$ 133 bilhões em 2030, projeta Bain. 2023. Disponível em: https://www.bain.com/pt-br/about/media-center/press-releases/south-america/2023/mercado-brasileiro-de-luxo-deve-movimentar-ate-r$-133-bilhoes-em-2030-projeta-bain/. Acesso em: 19 set. 2024.

PEREIRA, L. P.; SCHNEIDER, T. A influência da comunicação das marcas de moda de luxo nas plataformas de redes sociais no valor percebido pelo consumidor. Revista dObra[s], v. 10, n. 22, 2017. DOI: https://doi.org/10.26563/dobras.v10i22.637. Disponível em: https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/637. Acesso em: 12 abr. 2025.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

ROSSI, A. Humanização de pets: é possível encontrar um equilíbrio? 2024. Disponível em: https://www.petz.com.br/blog/dr-pet/humanizacao-de-pets-e-possivel-encontrar-um-equilibrio/. Acesso em: 20 nov. 2024.

STELLACI, S. Dolce & Gabbana lança seu mais novo perfume – só que este é para pets. 2024. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/co-design/dolce-gabbana-lanca-seu-mais-novo-perfume-so-que-este-e-para-pets/. Acesso em: 4 set. 2024.

VUITTON, L. Louis Vuitton Magazine. 2025. Disponível em: https://br.louisvuitton.com/por-br/magazine. Acesso em: 24 mai. 2025.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

10-12-2025

Como Citar

COMUNICAÇÃO DE LUXO PARA PETS: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE GUCCI, DOLCE & GABBANA E LOUIS VUITTON. (2025). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 9(2), p. 492 - 521. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2788

Artigos Semelhantes

1-10 de 203

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)