PLANO DE NEGÓCIOS COMO FERRAMENTA NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Michelly Cogo Greggio Faculdade Santana
  • Priscilla Garbelini Jaronski Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Aplicação, Ferramentas, Plano de negócio

Resumo

A temática deste artigo é plano de negócios como uma ferramenta nas organizações, demonstrando sua importância na ajuda da abertura de um negócio, sua sobrevivência e possível expansão. O presente estudo objetivou conhecer mais sobre o tema e suas formas de aplicação no dia a dia das organizações. Este artigo nos mostra o conceito do plano de negócios, seus benefícios e suas etapas, oferecendo alternativas para antecipar o futuro e fornecendo mais oportunidades de negócios. Conclui "“se que para obter um resultado mais satisfatório tanto na abertura de uma organização tanto no seu ciclo de vida, cabe realizar o plano de negócio e seguir o passo a passo das fases estudadas neste artigo.

Biografia do Autor

  • Michelly Cogo Greggio, Faculdade Santana
    Pós Graduanda em Direito Empresarial com ênfase em Direito do Trabalho pela Faculdade Santana. Analista de RH Sênior na LP OSB Brasil.
  • Priscilla Garbelini Jaronski, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Bahcarel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais - CESCAGE e do Instituto Euvaldo Lodi - IEL, Coordenadora da Pós Graduação em Direito e Processo do Trabalho pelo Cescage e Diretora Executiva e Procuradora da Casa da Indústria de Ponta Grossa. Membro do Conselho Municipal do Trabalho, do Conselho de Relações do Trabalho da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa

Referências

REFERÊNCIAS

BAGGIO, A. F. et al . Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 1(1): 25-38, 2014 - ISSN 2359-3539.

CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 3°. Ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas: um guia para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2. ed. ver. e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2007.

DEGEN, R. J.; MELLO, Álvaro Araújo. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Makron Books, 1989.

DOLABELA, F. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DORNELAS, J. C. A. Planejando incubadoras de empresas: como desenvolver um plano de negócios para incubadoras. Rio de Janeiro: Campos, 2002.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARICATO.; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

MARICATO, P. Como montar e administrar bares e restaurantes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2001.

MARICATO, P. Franquias: bares, restaurantes, lanchonetes, fast-foods e similares. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.

MEIRELLES, A. S. M. Plano de Negócios para a abertura de um restaurante. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2007.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 27. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

SENTANIN, L. H. V.; BARBOZA, Rginaldo José. Conceitos de empreendedorismo. Revista Científica Eletrônica de Administração. Ano V, número 9, 2005.

WALKER, J. R. The restaurant: from concept to operation. 5. Ed. Hoboken "“ New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2008.

ZANELLA, L. C. Instalação e administração de restaurantes. São Paulo: Editora Metha, 2007.

Downloads

Publicado

18-12-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PLANO DE NEGÓCIOS COMO FERRAMENTA NAS ORGANIZAÇÕES. (2020). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 4(1), p. 74-87. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1264

Artigos Semelhantes

11-20 de 195

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.