PLANO DE NEGÓCIOS COMO FERRAMENTA NAS ORGANIZAÇÕES
Palavras-chave:
Aplicação, Ferramentas, Plano de negócioResumo
A temática deste artigo é plano de negócios como uma ferramenta nas organizações, demonstrando sua importância na ajuda da abertura de um negócio, sua sobrevivência e possível expansão. O presente estudo objetivou conhecer mais sobre o tema e suas formas de aplicação no dia a dia das organizações. Este artigo nos mostra o conceito do plano de negócios, seus benefícios e suas etapas, oferecendo alternativas para antecipar o futuro e fornecendo mais oportunidades de negócios. Conclui "“se que para obter um resultado mais satisfatório tanto na abertura de uma organização tanto no seu ciclo de vida, cabe realizar o plano de negócio e seguir o passo a passo das fases estudadas neste artigo.Referências
REFERÊNCIAS
BAGGIO, A. F. et al . Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 1(1): 25-38, 2014 - ISSN 2359-3539.
CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 3°. Ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
CHIAVENATO, I. Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilidade de novas empresas: um guia para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2. ed. ver. e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2007.
DEGEN, R. J.; MELLO, Álvaro Araújo. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo: Makron Books, 1989.
DOLABELA, F. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
DORNELAS, J. C. A. Planejando incubadoras de empresas: como desenvolver um plano de negócios para incubadoras. Rio de Janeiro: Campos, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARICATO.; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão empresarial: de Taylor aos nossos dias: evolução e tendências da moderna administração de empresas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
MARICATO, P. Como montar e administrar bares e restaurantes. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2001.
MARICATO, P. Franquias: bares, restaurantes, lanchonetes, fast-foods e similares. São Paulo: Senac São Paulo, 2006.
MEIRELLES, A. S. M. Plano de Negócios para a abertura de um restaurante. Itajaí: Universidade do Vale do Itajaí, 2007.
OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologias e práticas. 27. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
SENTANIN, L. H. V.; BARBOZA, Rginaldo José. Conceitos de empreendedorismo. Revista Científica Eletrônica de Administração. Ano V, número 9, 2005.
WALKER, J. R. The restaurant: from concept to operation. 5. Ed. Hoboken "“ New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2008.
ZANELLA, L. C. Instalação e administração de restaurantes. São Paulo: Editora Metha, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â