AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE NEOLIBERAL

Autores

  • Eliza Ribas Gracino Universidade Estadual de Pònta Grossa
  • Vera Lucia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo

 A proposta deste artigo é discutir em que consistem as políticas educacionais, e qual sua influencia na construção do currículo escolar que oportunize o direito de todos a educação. O texto aponta que durante toda a história de construção das políticas educacionais, estas sempre estiveram vinculadas aos interesses da classe dominante, em manter a hegemonia e a homogeinização. A compreensão das políticas educacionais e do currículo que orientam,  a educação clarificam as relações de poder que se estabelecem entre o Estado e a sociedade, e os interesses sobre que indivíduo será formando a partir dessas políticas, uma vez que articula-se à construção de um projeto de sociedade. Para a sociedade capitalista, de cunho neoliberal os interesses são o de alimentar o individualismo e a competitividade, negligenciando uma educação de qualidade à classe trabalhadora, a fim de que estes não percebam as relações sociais, interessadas em manter o status quo.

Biografia do Autor

  • Eliza Ribas Gracino, Universidade Estadual de Pònta Grossa
    Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História e Sociedade nos Campos Gerais-PR - HISTEDBR - UEPG. Mestre em Educação pela Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa - linha de pesquisa História e política educacionais (2016). Especialista em Psicopedagogia institucional e clínica (2011), Educação Especial : Atendimento as necessidades especiais (2009) e Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental (2007). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005). Participou como pesquisadora de projetos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPq: "A violência na escola e o papel da equipe de gestão: uma análise das escolas municipais de Ponta Grossa." (2003-2004) e "Conhecer, amar e educar: uma pesquisa-ação junto a educadores de crianças institucionalizadas (2004-2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do educador, gestão escolar, política educacional e história da educação: instituição escola
  • Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003), doutorado em Educação, na linha de concentração em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG na linha de História e Políticas Educacionais e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação-HISTEDBR da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Professora da pós-graduação na disciplina de Pedagogia Histórico-crítica, Fundamentos e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história das instituições escolares, formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atua também com projetos e programa de extensão e na coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

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Publicado

20-02-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE NEOLIBERAL. (2017). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 1(1), 14-30. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/13

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