A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA AUXILIAR NAS DIFICULDADES DOS ALUNOS NA ESCRITA:

o que dizem as pesquisas

Autores

  • Fabiana Aparecida Bueno do Amaral Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Isabele Caroline Krieger Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Vera Lúcia Martiniak Universidade Estadual de Ponta Grossa http://orcid.org/0000-0003-3092-9817

Resumo

A aprendizagem é um dos elementos centrais no processo de escolarização, e em casos que professores se encontram diante de situações envolvendo as dificuldades de aprendizagem podem se sentir desafiados e, até mesmo não saber, exatamente, como auxiliar seus alunos a superá-las. Levando isso em consideração, a pesquisa tem como objetivo geral mapear a produção científica nacional, sobre a utilização de estratégias lúdicas no processo de alfabetização de crianças com dificuldades na língua escrita. O referencial teórico apoia-se em autores que abordam as dificuldades de aprendizagem: Stümer (2019), Smith e Strick (2007) e Hudson (2019), além de autores que tratam sobre ludicidade: Luckesi (2014) e Kishimoto (2011). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual empregou-se o levantamento bibliográfico no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como procedimento metodológico. Os resultados encontrados a partir do mapeamento, indicam o baixo número de produções científicas que abordam especificamente o uso de atividades lúdicas em casos de dificuldades de aprendizagem na escrita, notando-se uma grande lacuna sobre essa temática de pesquisa, deixando evidente a necessidade mais pesquisas voltadas ao tema.

Biografia do Autor

Fabiana Aparecida Bueno do Amaral, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Bolsista da Iniciação Científica/FA.

Isabele Caroline Krieger, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vera Lúcia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Associada do Departamento de Educação. Professora Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado Profissional Em Educação Inclusiva - PROFEI.

Referências

CAMPOS, A. S. et al. O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n.5, p.27127-27144, 2020.

DÍAZ, F. O processo de aprendizagem e seus transtornos. Salvador: EDUFBA, 2011.

FÁVERO, M. T. M. Comportamento psicomotor, dificuldades de aprendizagem em escrita e habilidades cognitivas verbais e não verbais: contribuições de um programa de intervenção psicomotora em crianças. 2016. Tese (Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, 2016.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 26ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, J. B.; GODA, C. Fabricando: as oficinas do jogo como proposta educacional nas séries iniciais do ensino fundamental. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 01, p. 111-134, janeiro/abril de 2008.

HUDSON, D. Dificuldades específicas de aprendizagem: ideias práticas para trabalhar com Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Dispraxia, TDAH, TEA, Síndrome de Asperger, TOC. Petrópolis: Vozes, 2019.

LEON, A. D. Reafirmando o lúdico como estratégia de superação das dificuldades de aprendizagem. Revista Ibero-americana de Educação, n.º 56/3, 2011.

LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014.

MASSA, M. S. Ludicidade: da etimologia da palavra à complexidade do conceito. Aprender – Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, ano IX, n. 15, p.111-130, 2015.

MORGADO, C. L. Uso de jogos digitais com crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo de caso em uma intervenção pedagógica. 2018. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara, 2018.

NASCIMENTO, J. S. Dificuldades de aprendizagem na escrita: reflexões sobre a disgrafia e a disortografia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.

OLIVEIRA, S. F. Disgrafia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, 2 sem. 2019.

RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2013.

SILVA, A. R. Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando. 2019. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Instituto Metrópole Digital), Natal, 2019.

SILVA, T. O. Oficina de jogos em sala de aula: construção de um espaço para alunos com dificuldades de aprendizagem. 2018. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2018.

SOUZA, C. A. V. A importância do trabalho da psicomotricidade na Educação Infantil como prevenção da disgrafia nas séries iniciais. 2018. Dissertação – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2018

STÜMER, P. A. Dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: análise dos encaminhamentos escolares à equipe multidisciplinar da educação. 2019. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Educação) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Francisco Beltrão, 2019.

TELLES, F. D. C; LUCIO, G. B. S.; ALCANTARA, E. F. S. Um olhar psicopedagógico sobre a disgrafia. Rev. Episteme Transversalis, Volta Redonda, n.2, v.8, p.64-79, jul./dez.2017.

Downloads

Publicado

24-12-2022

Como Citar

Amaral, F. A. B. do ., Krieger, I. C. ., & Martiniak, V. L. (2022). A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA AUXILIAR NAS DIFICULDADES DOS ALUNOS NA ESCRITA: : o que dizem as pesquisas . Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(2), p. 253 - 274. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2304