APONTAMENTOS SOBRE A EPISTEMOLOGIA MARXISTA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Epistemologia. Marxista. Pesquisa. Educação

Resumo

Neste texto são apresentados os fundamentos da epistemologia marxista, tendo como ponto de partida a compreensão a respeito da história e da sociedade. A articulação do materialismo histórico com o materialismo dialético permite analisar elementos relacionados à ciência da história e dos próprios homens. A epistemologia marxista é a base teórica da pesquisa de mestrado que busca compreender o sistema educacional haitiano. A partir das obras de Karl Marx e Friedrich Engels e da articulação com autores clássicos pretende-se situar na teoria do conhecimento, a epistemologia marxista e a sua utilização na pesquisa em educação. Isso significa pensar que a realidade histórica está em constante movimento e que o resultado desse movimento e decorrentes intercâmbios transformaram as realidades. Nesse sentido, esses apontamentos se apresentam dentro de um processo ativo do conhecimento, no qual a história deixa de ser uma coleção de fatos mortos ou uma ação imaginária de sujeitos imaginários.

Biografia do Autor

Jeannot Perciney, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor de Ciências Experimentais pelo Centro de Formação da Escola Fundamental (CFEF) em Port-au-Prince. Bolsista do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação – PAEC, com cooperação entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

Vera Lúcia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Associada do Departamento de Educação. Professora Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.  Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado Profissional Em Educação Inclusiva - PROFEI.

Referências

ALTHUSSER, L. Pour Marx. Paris: Maspero, 1965.

BALIBAR, Étienne. A filosofia de Marx. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1995.

ENGELS, Friedrich. Anti-Dühring. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

FRIGOTTO, Gaudêncio. O enfoque da dialética materialista histórica na pesquisa educacional. In: FAZENDA, Ivani (Org.) Metodologia da pesquisa educacional. 9º ed. São Paulo: Cortez, 1987, p.69-90.

KONDER, Leandro. O Que é Dialética. São Paulo: Brasiliense, 1981.

MARX, Karl. Le capital. l.III, t.3. Paris, Éditions Sociales, 1960.

MARX, Karl. Para a crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

RIAZANOV, David. Karl Marx - momme, penseur et révolutionnaire. Éditions Sociales Internationales. Paris, 1928.

STALINE, Joseph. Matérialisme dialectique et matérialiste historique. Editions du Parti Communiste Français, Marselha, 1937.

Downloads

Publicado

15-08-2022

Como Citar

Perciney, J., & Martiniak, V. L. (2022). APONTAMENTOS SOBRE A EPISTEMOLOGIA MARXISTA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 6(1), p. 149 - 162. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2153