O PROCESSO EVOLUTIVO DA LIDERANÇA

Autores

  • Michelle Naiarah John Faculdade Santana
  • Leticia Maria Baggio Azambuja Faculdade Sant'Ana

Palavras-chave:

liderança; teorias de liderança; estilos de liderança.

Resumo

A liderança deixou de ser um assunto utópico e literário e passou a se concretizar das mais diferentes formas, e dentro dos mais distintos panoramas organizacionais. Como objetivo o presente artigo descreveu as principais teorias de liderança citando a evolução pela qual o assunto já passou. Em se tratando de parâmetros metodológicos utilizou-se neste estudo a pesquisa bibliográfica, citando os mais renomados autores que escreveram sobre o tema, a fim de esclarecer e nortear bibliograficamente líderes de autoperformance. De maneira conclusiva os resultados observados a partir desta pesquisa foram que, atualmente não cabe estabelecer um padrão nos estilos de liderança, tendo em vista que cada corporação tem sua realidade, desafios e objetivos, portanto, essa pesquisa direcionou e orientou, propondo capacitação de líderes que tenham como objetivo a retenção de talentos, o crescimento corporativo, e o alcance de resultados, mas sem deixar de lado o carisma e o desenvolvimento pessoal e organizacional. 

Biografia do Autor

Michelle Naiarah John, Faculdade Santana

Graduada em Secretariado Executivo pela Faculdade Sant’Ana. Especialista  em Gestão de Pessoas com Coaching.

Leticia Maria Baggio Azambuja, Faculdade Sant'Ana

Graduada em Administração de Empresas. Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Mestre em Engenharia da Produção. Certificada em Master Coach de Carreira pelo Instituto Mauricio Sampaio, especialista em Personal e Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Behavioral Coaching Institute. Atua como Analista em Mapeamento de Perfil, professora universitária para cursos de Administração e Pós Graduação. Coordenadora na Pós-Graduação em Gestão de Pessoas com Coaching da Faculdade Santana.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

John, M. N., & Azambuja, L. M. B. (2020). O PROCESSO EVOLUTIVO DA LIDERANÇA. Faculdade Sant’Ana Em Revista, 4(2), p. 225 - 236. Recuperado de https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1733

Edição

Seção

Artigos