UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa; Tecnologias da Educação e Comunicação; Recurso didático; Aula de biologiaResumo
O atual desenvolvimento acelerado da tecnologia nas últimas décadas vem modificando as formas de ensinar e aprender. A cada ano que se passa vemos que a tecnologia dá um grande salto em suas criações, as crianças já nascem sabendo fazer o uso de vários aparelhos eletrônicos mesmo antes de se alfabetizarem, se tornando os conhecidos "nativos digitais". Vemos ainda uma grande resistência em alguns professores de utilizarem novas formas de ensino aprendizagem, sendo que estes ficam presos à forma tradicional de aula expositiva, porém este fato muitas vezes torna as aulas cansativas e desinteressantes aos alunos. Por isto é necessário que o professor consiga aliar as ferramentas atuais de comunicação e tecnologia para introduzir os conteúdos no dia a dia do estudante de uma forma mais atraente para os educandos. Esta pesquisa teve como objetivo, provocar uma reflexão sobre a necessidade de criar novas formas didáticas utilizando as ferramentas tecnológicas atuais disponíveis e assim reduzir a distância entre escola e o dia a dia do aluno. Para isto foi realizado uma revisão de literatura para poder subsidiar a utilização do celular como recurso didático na educação básica e a desmistificar estereótipos sobre o uso dessa tecnologia em sala de aula e fora dela, em casos que somo impedidos de poder estar em sala de aulas, ou para até diversificar as atividades. Dessa forma, a presente pesquisa mostrou-se muito importante, como uma forma de reflexão sobre a formação continuada dos professores atuais no que se refere ao uso das TIC.Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília:MEC/SEB, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em março/2020
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009. 158 p.
CRISOSTIMO, A. L. ; SANTOS, E. M. ; FRANCA, E. . O uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a produção do jornal escolar. 1ed.Guarapuava: Unicentro, 2017, v. 1, p. 17-26.
GALVÃO, Angel P.;SANTOS, Gilson P.; MAFFEZZOLLI, Ana P. O Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC na Formação Inicial de Professores de uma Instituição de Ensino Superior no Município de Itaituba/Pará In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, 2017. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320727265_O_Uso_da_Tecnologia_de_Informacao_e_Comunicacao_-_TIC_na_Formacao_Inicial_de_Professores_de_uma_Instituicao_de_Ensino_Superior_no_Municipio_de_ItaitubaPara. Acesso em: 03 dezembro 2019
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 12. Reimpr. "“ São Paulo: Atlas, 2009.
KÄMPF, Cristiane. A geração Z e o papel das tecnologias digitais na construção do pensamento. ComCiência, n. 131, p. 0-0, 2011.
MARTINHO, T.; POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais - um estudo de caso. Revista electrónica de enseñanza de las ciências - REEC:, v. 8, n. 2, 2009.
MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.
PEREIRA, Bernadete T.; FREITAS, Maria do Carmo D. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. UFPR,2009.
Pereira, 2004
PRENSKY, MARC. Nativos Digitais Imigrantes Digitais. De On the Horizon NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing Acesso em 15 dezembro 2019.
RIBAS, Arilson Sartorelli; Sani de Carvalho Rutz da Silva. Telefone celular como recurso didático no ensino de física. 1. Ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015. 111p.
ROSA, Rosemar. Trabalho Docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 214-227, 2013.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, v. 1, 1997.
WEINERT, Mariane Eliza. O uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas no ensino de ciências: uma proposta de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná PPGECT- Ponta Grossa, 2013. 154 f.: il. ; 30 cm.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â