UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

  • Ariane Bittencourt Unicesumar
  • Esrom Diego Gonçalves UNICESUMAR
  • Tais de Souza Santana UNICESUMAR

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa; Tecnologias da Educação e Comunicação; Recurso didático; Aula de biologia

Resumo

O atual desenvolvimento acelerado da tecnologia nas últimas décadas vem modificando as formas de ensinar e aprender. A cada ano que se passa vemos que a tecnologia dá um grande salto em suas criações, as crianças já nascem sabendo fazer o uso de vários aparelhos eletrônicos mesmo antes de se alfabetizarem, se tornando os conhecidos "nativos digitais". Vemos ainda uma grande resistência em alguns professores de utilizarem novas formas de ensino aprendizagem, sendo que estes ficam presos à forma tradicional de aula expositiva, porém este fato muitas vezes torna as aulas cansativas e desinteressantes aos alunos. Por isto é necessário que o professor consiga aliar as ferramentas atuais de comunicação e tecnologia para introduzir os conteúdos no dia a dia do estudante de uma forma mais atraente para os educandos. Esta pesquisa teve como objetivo, provocar uma reflexão sobre a necessidade de criar novas formas didáticas utilizando as ferramentas tecnológicas atuais disponíveis e assim reduzir a distância entre escola e o dia a dia do aluno. Para isto foi realizado uma revisão de literatura para poder subsidiar a utilização do celular como recurso didático na educação básica e a desmistificar estereótipos sobre o uso dessa tecnologia em sala de aula e fora dela, em casos que somo impedidos de poder estar em sala de aulas, ou para até diversificar as atividades. Dessa forma, a presente pesquisa mostrou-se muito importante, como uma forma de reflexão sobre a formação continuada dos professores atuais no que se refere ao uso das TIC.

Biografia do Autor

  • Esrom Diego Gonçalves, UNICESUMAR
    Graduado no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UNICESUMAR, Ponta Grossa-PR. Bolsista PIBIC/CNPq-UniCesumar.
  • Tais de Souza Santana, UNICESUMAR
    Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, UNICESUMAR, Ponta Grossa-PR

Referências

ASSIS, Kleine K.; CZELUSNIAK, Sonia M.; ROEHRIG, Silmara, A. G. A articulação entre o ensino de Ciências e as TIC: Desafios e possibilidades para a formação continuada. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO "“ EDUCERE, 2011. I Seminário Internacional de Representações Sociais, subjetividade e educação. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5209_2477.pdf . Acesso em: 03 dezembro 2019
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília:MEC/SEB, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em março/2020
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009. 158 p.
CRISOSTIMO, A. L. ; SANTOS, E. M. ; FRANCA, E. . O uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) para a produção do jornal escolar. 1ed.Guarapuava: Unicentro, 2017, v. 1, p. 17-26.
GALVÃO, Angel P.;SANTOS, Gilson P.; MAFFEZZOLLI, Ana P. O Uso da Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC na Formação Inicial de Professores de uma Instituição de Ensino Superior no Município de Itaituba/Pará In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE, 2017. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320727265_O_Uso_da_Tecnologia_de_Informacao_e_Comunicacao_-_TIC_na_Formacao_Inicial_de_Professores_de_uma_Instituicao_de_Ensino_Superior_no_Municipio_de_ItaitubaPara. Acesso em: 03 dezembro 2019
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 12. Reimpr. "“ São Paulo: Atlas, 2009.
KÄMPF, Cristiane. A geração Z e o papel das tecnologias digitais na construção do pensamento. ComCiência, n. 131, p. 0-0, 2011.
MARTINHO, T.; POMBO, L. Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais - um estudo de caso. Revista electrónica de enseñanza de las ciências - REEC:, v. 8, n. 2, 2009.
MORAN, José Manuel, MASSETTO, Marcos T., BEHRENS Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediações pedagógicas. Campinas, SP. Papirus, 2012.
PEREIRA, Bernadete T.; FREITAS, Maria do Carmo D. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. UFPR,2009.
Pereira, 2004
PRENSKY, MARC. Nativos Digitais Imigrantes Digitais. De On the Horizon NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing Acesso em 15 dezembro 2019.
RIBAS, Arilson Sartorelli; Sani de Carvalho Rutz da Silva. Telefone celular como recurso didático no ensino de física. 1. Ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015. 111p.
ROSA, Rosemar. Trabalho Docente: dificuldades apontadas pelos professores no uso das tecnologias. Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v. 1, n. 1, p. 214-227, 2013.
VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, v. 1, 1997.
WEINERT, Mariane Eliza. O uso das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas no ensino de ciências: uma proposta de trabalho interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná PPGECT- Ponta Grossa, 2013. 154 f.: il. ; 30 cm.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. (2020). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 4(2), p. 202 - 213. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/1740

Artigos Semelhantes

1-10 de 210

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.