EDUCAÇÃO, CINEMA E SOCIOLOGIA
aprendizagem, socialização e experiência educativa
Palavras-chave:
Cinema e Educação; Sociologia; Ensino de Sociologia; Experiência Educativa; Metodologia.Resumo
O presente artigo tem como tema a relação entre Educação, cinema e Sociologia no contexto escolar. O objetivo desse texto é suscitar reflexões teóricas e sugestões metodológicas capazes de melhor explorar o uso de filmes em aulas da disciplina de Sociologia, indo além da mera instrumentalização de um filme como recurso didático. Nesse sentido, propõe-se considerar o cinema como importante aliado no processo de aprendizagem, como meio de comunicação de massa capaz de fomentar o processo de socialização escolar e, ainda, tratar a experiência cinematográfica como experiência educativa. Ao longo do artigo, será proposta a construção de um roteiro de aula adequado para atender o objetivo supracitado e garantir uma educação dinâmica e significativa no aprendizado em Sociologia.Referências
ALVES, Maria Adélia. Filmes na escola: uma abordagem sobre o uso de audiovisuais (vídeo, cinema e programas de TV) nas aulas de Sociologia do ensino médio. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas: Campinas, 2001.
ANGERAMI, Paula Linhares. Cinema, educação e filosofia: possibilidades de uma poética no ensino. 2014. 124 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília "“ SP, 2014.
ANGREWSKI, Elisandra. Utilização do cinema no ensino de sociologia: o que os professores têm a dizer? In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, Curitiba. EDUCERE - Anais do Congresso - Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2015. p. 20113-20123.
BERGER, Peter; BERGER, Brigitte. Socialização: como ser um membro da sociedade. In: FORACCI, Marialice; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras de introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: LTC, 2002. p. 169-181.
BERNADET, Jean-Claude. O que é cinema. São Paulo: Brasiliense, 2006.
BOMENY, Helena; FREIRE-MEDEIROS, Bianca. Tempos Modernos, tempos de Sociologia. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Volume 3: Ciências Humanas e suas tecnologias Brasília-2006. Ciências humanas e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. São Paulo: Moderna, 1997.
DEBRIX, Jean R.; STEPHENSON, R. O Cinema como Arte. Tradução de Tati Morais. Rio de Janeiro. Zahar Editores. 1969.
DEWEY, John. Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
FANTIN, Monica. O processo criador e o cinema na educação de crianças. In: FRITZEN, Celdon; MOREIRA, Janine. Educação e arte: as linguagens artísticas na formação humana. Campinas: Papirus, 2011. p. 27-36.
GIDDENS, Anthony. Sociologia. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Loyola, 2003.
MENEZES, Paulo. Sociologia e cinema: aproximações teórico-metodológicas. Teoria e Cultura , v. 12. Juiz de Fora: UFJF, 2017.
MILLS, Wright. A imaginação sociológica. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1965.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2009.
PIMENTEL, Lucilla da Silveira Leite. Educação e Cinema: dialogando para a formação de poetas. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA, Deleon Souto da. O uso do cinema na escola: a construção de aprendizagens através de filmes. 2019. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Patos "“ PB, 2019.
SILVA, Josefa Alexandrina da. Metodologia do Ensino aplicada à s Ciências Sociais. São Paulo: Editora Sol, 2015.
THIEL, Grace Cristiane; THIEL, Janice Cristine. Movie takes: a magia do cinema na sala de aula. Curitiba: Aymará, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os autores e co-autores concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores cedem os direitos de autor do trabalho que submetem à  apreciação do Conselho Editorial, que poderá veicular o artigo na Faculdade Sant'Ana em Revista e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.Â