MATERIAL DIDÁTICO
Uma análise sobre o uso de giz e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
Moçambique; prática pedagógica; material didático; giz; implicações no ensino-aprendizagem.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do giz e suas implicações no processo de ensino aprendizagem, numa das escolas secundárias do distrito de Majune, província do Niassa, em Moçambique. Recorreu-se a pesquisa bibliográfica complementada pela abordagem qualitativa. Para a recolha de dados usou-se a técnica de entrevista-estruturada, sendo estes tratados por meio da realização da análise de conteúdo e de triangulação de dados. Os resultados obtidos revelam que os materiais didáticos promovem a dinamização, harmonização e interação entre professor e aluno na sala de aula, por outra, o giz como o material didático deste estudo, é um recurso ou uma ferramenta de desenho e de escrita desde há muitos anos em que os artistas usavam para descrever as suas histórias nas cavernas no como meio de comunicação e, nos depoimentos dos professores, eles reconhecem a sua utilidade, sua importância e as doenças por ele trazidas, destacando por consequente o marcador ou aquarela como material que pode substituir o giz com o intuito de evitar as doenças respiratórias e de pele, e contribuir na qualidade de ensino-aprendizagem.Referências
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