MATERIAL DIDÁTICO

Uma análise sobre o uso de giz e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem

Autores

  • Maria Isabel Moura Nascimento Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Ismael Xavier Choveque Universidade Rovuma- Extensão de Niassa

Palavras-chave:

Moçambique; prática pedagógica; material didático; giz; implicações no ensino-aprendizagem.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o uso do giz e suas implicações no processo de ensino aprendizagem, numa das escolas secundárias do distrito de Majune, província do Niassa, em Moçambique. Recorreu-se a pesquisa bibliográfica complementada pela abordagem qualitativa. Para a recolha de dados usou-se a técnica de entrevista-estruturada, sendo estes tratados por meio da realização da análise de conteúdo e de triangulação de dados. Os resultados obtidos revelam que os materiais didáticos promovem a dinamização, harmonização e interação entre professor e aluno na sala de aula, por outra, o giz como o material didático deste estudo, é um recurso ou uma ferramenta de desenho e de escrita desde há muitos anos em que os artistas usavam para descrever as suas histórias nas cavernas no como meio de comunicação e, nos depoimentos dos professores, eles reconhecem a sua utilidade, sua importância e as doenças por ele trazidas, destacando por consequente o marcador ou aquarela como material que pode substituir o giz com o intuito de evitar as doenças respiratórias e de pele, e contribuir na qualidade de ensino-aprendizagem. 

Biografia do Autor

  • Maria Isabel Moura Nascimento, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP. Bolsista Produtividade em Pesquisa-Fundação Araucária 2014/2016. Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq 2021/2023. Professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado. Professora Convidada da Universidade Unirovuma/MZ; Membro do Comitê Científico de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG. Líder no Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação" dos Campos Gerais - PR no contexto internacional,  
  • Ismael Xavier Choveque, Universidade Rovuma- Extensão de Niassa
    Mestrando em Avaliação Educacional na Universidade Rovuma "“ Extensão de Niassa e Licenciado em Ensino de Francês pela Universidade Pedagógica-Delegação de Nampula. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Contextualização no Ensino (NUPECE).

Referências

A ORIGEM DO GIZ. A origem das coisas. Disponível em: http://origemdascoisas.com/a -origem-dogiz/. Acesso 03 out 2016

ALVES, J. E.; SILVA, D. B. Literacia digital de professores: um estudo de caso em curso de licenciatura a distância no Tocantins, Brasil. In: IX Conferência Internacional de TIC na Educação "“ Challenges 2015, Braga. Actas... Braga: Universidade do Minho, 2015. p. 1068-1085

BRANDÃO, C. O que é Educação. São Paulo: Editora Brasiliense. Tempo e do espaço pedagógico. Revista Aprendizagem: a revista da prática pedagógica, nº 12.p. 20-21. 2007.

CAMPAGNE, E. Dicionário universal de educação e ensino. Tradução de: BRANCO, Camillo Castello. Porto: Casa, 1886.

DIEHL, Aston António. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo:PrenticeHall,2004. Disponívelem:http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0100-15741995000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em 06 abr. de 2023.

GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

GUERRA, Isabel Carvalho. Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo: sentidos e formas de uso. Portugal: Principia, 2006.

LAROUSSE, M. Pierre. Dictionnaire Universel du XIXe. siècle. Paris: Librairie Classique Larousse et Boyer, 1869. v. 3-4.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1984.

MAHONEY, A. A.; ALMEIDA, L. R. Afetividade e processo ensino-aprendizagem: contribuições de Henri Wallon. Psic. da Ed., São Paulo, v. 20, p. 11-30, 2005.

NERICI, Imideo, G. Introdução à Didáctica Geral. São Paulo: Fundo de Cultura, 1971.

OLIVEIRA, Lourhana Dos Santos et al.. Relatos de experiência- oficina de saúde vocal para professores do ensino fundamental de escolas públicas. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/38556>. Acesso em 02 abr 2023.

RICO, Antón Costa. Mobiliario, dotación y equipamiento escolar en el siglo XIX. Historia de la educación: Revista universitária, Salamanca, n. 16, p. 91-112, 1997.

ROSSASI, L. B.; POLINARSKI, C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de biologia: Uma perspectiva a partir da prática docente. Curitiba: Secretaria da Educação do Paraná, 2008. p. 1-25. Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf>. Acesso em 18 jul. 2016.

SILVA, M. A. S. et al. Utilização de Recursos Didácticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º ano de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. In: congresso norte nordeste de pesquisa e inovação, 7, Palmas, 2012 Anais do VII CONNEPI. Disponível em: <http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3849/2734>. Acesso em: 22 mar. 2016.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didácticos no ensino escolar. In: I encontro de pesquisa em educação, IV Jornada de Prática De Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM, Maringá, 2007. Arq. Mudi. Periódicos. Disponível em: <http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/019.df>. Acesso em: 22 mar. 2016.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. reimp. 2010.

ZABALZA, M. (2001). Didáctica da educação infantil. Rio Tinto: Edições Asa.

Downloads

Publicado

30-08-2024

Como Citar

MATERIAL DIDÁTICO: Uma análise sobre o uso de giz e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(1), p. 33 - 48. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2580

Artigos Semelhantes

1-10 de 108

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.