AS QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Tuany Cristina Carvalho Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Bettina Heerdt Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Educação Infantil. Relações de gênero. Produção Científica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de dissertações e artigos no âmbito da produção científica brasileira, com o recorte temporal entre os anos 2015 a 2018, referente às questões de gênero na Educação Infantil.  O texto está fundamentado principalmente em autores que discutem as relações de gênero no espaço escolar e Educação Infantil, tais como: Louro (1997, 2000, 2002), Finco (2005), entre outras. Os procedimentos metodológicos utilizados nesta pesquisa foram: o levantamento de dissertações e artigos científicos nas plataformas digitais e sistematização dos dados a partir dos trabalhos encontrados. Em relação aos aspectos teórico-metodológicos constatamos a incidência de pesquisas de abordagem qualitativa, que utilizam observações e entrevistas como instrumento de coleta de dados. No que se refere às afluências, identificamos nas pesquisas gênero compreendido a partir de uma perspectiva biológica, de caráter binário e heteronormativo, e que tais compreensões, são naturalizadas. As pesquisas apontam para a necessidade da temática de gênero ser abordada na formação de professores/as. Quanto às lacunas, notamos a escassez de produções que explicitem em seus resumos o referencial teórico que permeia as pesquisas, além de produções que evidenciem o protagonismo infantil, ao ter crianças como participantes, e a possibilidade de transgressão delas.

Biografia do Autor

  • Tuany Cristina Carvalho Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas no Ensino de Ciências - GEPEC.
  • Bettina Heerdt, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG e professora no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. 

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Publicado

18-12-2023

Como Citar

AS QUESTÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. (2023). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 370 - 392. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2354

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