TEORIA CRITICA, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DAS IDEIAS DE THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER

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Resumo

A partir da teoria crítica é possível questionar o modelo atual da educação e refletir sobre os caminhos que são possíveis trilhar em busca de uma educação emancipadora. Assim, este artigo teve como objetivo refletir sobre as possibilidades de uma educação emancipadora a partir do estudo de textos de Theodor Adorno (2010; 2014) e de Max Horkheimer (2003; 20014). A partir da bibliografia selecionada é possível compreender que a educação não é o mesmo que modelagem de pessoas e tampouco a simples transmissão de conhecimentos. Compreende-se que a democracia efetiva somente será realidade em uma sociedade de sujeitos emancipados, neste contexto a educação emancipadora é de suma relevância.  O capital exerce forte influência sobre os sujeitos e sobre a educação e, a Teoria Crítica demonstra como deve ser a postura do intelectual engajado que vislumbra uma sociedade mais justa e livre de qualquer forma de opressão. Neste artigo os termos "heteronomia" e "indústria cultural" são trazidos à discussão para enriquecerem as reflexões entorno da educação emancipadora, a partir das quais, se busca o fim do status quo que tanto atrapalha o bom desenvolvimento da educação. O intelectual pesquisador tem a obrigação de contribuir para com o desenvolvimento e o bem estar social. O teórico crítico é ativo e sua teoria caminha conjuntamente com a sua prática, pois é conhecedor de que não deve haver dualidade entre a teoria e a práxis, também reconhece que o mundo é dinâmico, que não pode perder tempo, além de ser um crítico de si mesmo.

Biografia do Autor

  • Diego Alexandre Divardim de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Professor no Departamento de Artes da Universidade Estadual de ponta Grossa-UEPG. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação. 
  • Ana Luiza Ruschel Nunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutora em Educação Programa de Pós Graduação em Educação "“ PPGE/UEPG- PR (2013- atual); Mestre em Comunicação e Linguagens (Cinema)- TUIUTI/ Curitiba- PR (2013); Especialização em Arte Educação- IBPEX/PR (2012); Licenciatura em Matemática (2003)- UEPG/PR; Licenciatura em Artes Visuais (2011)- UEPG/PR. Atualmente professora vinculada ao Departamento de Artes e atua no Curso de Licenciatura em Artes Visuais- UEPG, Membro da Federação dos Arte- Educadores do Brasil- FAEB. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura- GEPAVEC/ Diretório do CNPq.

Referências

ADORNO, T.W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

ADORNO, T.W; HORKHEIMER. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

BURKE, E. Reflexões sobre a revolução na França. Rio de janeiro: Topbooks, 2012.

HORKHEIMER, M. Teoria Crítica. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 2003.

KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo:Paz e Terra, 2002.

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Publicado

26-08-2023

Como Citar

TEORIA CRITICA, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DAS IDEIAS DE THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER. (2023). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(1), p. 62 - 78. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2366