AVALIAÇÃO FÍSICA DOS PACIENTES DE UM GRUPO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS QUE PRATICAM EXERCÍCIOS SEM A ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Rodrigo Posser Borges FACULDADE SANTANA
  • Cleiber Márcio Flores Faculdade Sant'Ana

Palavras-chave:

Atividades físicas, Pacientes, qualidade de vida.

Resumo

A pesquisa foi realizada em um grupo de pacientes hipertensos e diabéticos de uma unidade básica de saúde na cidade de Ponta Grossa-Pr, no ano de 2014, esses pacientes realizam atividades sem o acompanhamento de profissionais de educação física. Foram aplicados testes e retestes de flexibilidade e membros superiores e um questionário. Tendo como objetivos específicos: avaliar a percepção dos pacientes quanto à melhora o piora da sua qualidade de vida. Discutir os resultados encontrados nos testes do grupo que faz atividade regular sem a supervisão qualificada, verificar se existe melhora significativa em pacientes que fazem atividade física sem adequada orientação e analisar as respostas dadas no questionário. Primeira avaliação foi realizada com 27 participantes e para o reteste compareceram apenas oito, acarretando uma alta taxa de abandono. Conclui com esta pesquisa que os oito participantes do grupo obtiveram melhoras significativas nas avaliações realizadas sem o acompanhamento do profissional de Educação Física, já na questão do abandono não houve um relato do que levou os participantes a terem abandonado o grupo de atividades físicas.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Posser Borges, FACULDADE SANTANA
    Bacharel em Educação Física.
  • Cleiber Márcio Flores, Faculdade Sant'Ana
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Ciências Farmacêuticas. Professor da Faculdade Santana.

Referências

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

AVALIAÇÃO FÍSICA DOS PACIENTES DE UM GRUPO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS QUE PRATICAM EXERCÍCIOS SEM A ORIENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. (2023). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 7(2), p. 601 - 618. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2551

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