UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR PARA O CUMPRIMENTO DOS ODS-3

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

ODS-3 e Objetivos; Qualidade de Vida; Interdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar um aprofundamento teórico investigativo sobre as contribuições da perspectiva interdisciplinar para o cumprimento dos ODS-3. Esse artigo trata-se de uma revisão sistemática de estudos publicados entre 2018 e 2023 nas bases de dados: Portal Periódico CAPES - acervos "“ CAPES (59 resultados) e Scientific Eletronic Library Online "“ SciELO (1 resultado), tendo em vista, que seriam bases de dados com diversas publicações relacionadas ao tema pesquisado no âmbito Nacional e na América Latina. Foram feitas buscas, selecionados e lidos na íntegra oito Artigos e dois Conjunto de Dados. Estes foram categorizados em relação aos autores, ano de publicação, temática abordada, objetivos, tipo de instrumento utilizado, descrição de metas e incorporação de objetivos para implantar os ODS-3. Os principais resultados dos estudos, principalmente aqueles relacionados as possibilidades de o Brasil cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030, sobretudo no que se refere às metas dos "˜ODS-3 "“ Saúde e Bem-Estar"™. No entanto podemos concluir que os ODS-3, do Pacto Global, ainda está longe de ser alcançado pelos países, sendo que, relacionado ao sedentarismo, muitas pessoas irão desenvolver obesidade, cardiopatias, diabetes e outras doenças não transmissíveis até 2030, com pouco incentivo as atividades físicas de maneira efetiva. No entanto, sem qualidade de vida, não há condições de desenvolvimento sustentável, que é a base de qualquer cidade, estado ou país, uma vez que a saúde está relacionada não somente com o bem-estar do corpo, mas também da mente.

Biografia do Autor

  • Rauli Gross Jr, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Doutor em Direito e Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual de Centro Oeste - UNICENTRO. Professor Adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Karla Daniele Varela Kaminski, Universidade Estadual do Centro-Oeste
    Graduação em Educação Física Bacharelado e Licenciatura. ( 2009/2012). Mestranda em Desenvolvimento Comunitário- PPGDC -Irati e Acadêmica de Nutrição - Uniguairacá. 
  • Carlos Lopatiuk, Universidade Estadual de Ponta Grossa
    Bacharel em Direito, em Ciências Contábeis e  Administração Pública. Doutor em Ciências Sociais Aplicadas e Doutor em Ciências Empresariais. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Carlos Alberto de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual de Centro Oeste - UNICENTRO.
  • Atlantico Souza Ribeiro, Faculdade Sant'Ana
    Graduado em Educação Física. Mestre em Educação Inclusiva. Professor na Faculdade Sant'Ana e professor da rede estadual de ensino.

Referências

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR PARA O CUMPRIMENTO DOS ODS-3: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. (2024). Faculdade Sant’Ana Em Revista, 8(2), p. 394 - 410. https://iessa.edu.br/revista/index.php/fsr/article/view/2591

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