REFLEXÕES SOBRE AS NOMENCLATURAS REFERENTES AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Palavras-chave:
Autismo; Inclusão; Definição; Revisão de literatura.Resumo
RESUMO A ciência tem seu progresso através de um movimento constante, e nesse processo ocorrem mudanças levando alguns conceitos a se tornarem obsoletos, outros permanecem e alguns surgem mediante novas evidências. O objetivo desta pesquisa consiste em apresentar algumas ponderações sobre o percurso das nomenclaturas do termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) que ocorreram ao longo dos anos na Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID) e no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e do tipo descritiva, realizada por meio de livros, teses e dissertações da área da Educação Inclusiva, e afins, com ênfase no autismo. O resultado permite a contextualização histórica do autismo; suas características e especificidades; aspectos relacionados à linguagem; níveis de suporte; compreensão de quais são os objetivos do DSM e da CID. Também, evidencia que o avanço das pesquisas influenciou nas mudanças de concepção sobre o que é o TEA e,consequentemente, em sua nomenclatura; mudou-se também a compreensão sobre quais ações são assertivas na busca pela inclusão,começandocomuma relação de confiança, respeito e conhecimento. Conclui-se que acompanhar esses avanços permite aos profissionais, que atuam com os estudantes com TEA, maior preparo para enfrentar os desafios e promover, com responsabilidade, uma educação inclusiva, não capacitista e livre de crenças limitantes.Referências
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