EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DESAFIOS, POTENCIALIDADES E REFLEXÕES
Palavras-chave:
Educação inclusiva; Professores; EquidadeResumo
Este estudo visa analisar as perspectivas docentes em face a prática da Educação Inclusiva no cenário de sala de aula do ensino regular. Sua esfera de concentração é a educação inclusiva. O objetivo primordial consiste na reflexão acerca dos desafios do processo de inclusão escolar, bem como possíveis encaminhamentos para torná-la mais efetiva. A educação na perspectiva inclusiva é um movimento em constante construção, que vem reunindo esforços para garantir a inclusão social e a escolarização, superando obstáculos historicamente arraigados. A inclusão implica na participação efetiva dos indivíduos na sociedade e deve ser pautada no campo da valorização das habilidades de cada um. Superar questões como integração, em que o estudante está inserido na sala de aula, mas não participa ativamente do processo de aprendizagem, é um dos caminhos, bem como, eliminar barreiras que limitam ou impeçam a participação de todos os alunos, garantindo acesso ao currículo escolar de forma equitativa, considerando as características individuais de cada um. Para efetivar a inclusão escolar é crucial investir em formações continuadas para professores, capacitando-os a reconhecer as necessidades individuais dos alunos e a refletir sobre a escolha da metodologia a ser aplicada para que atenda as necessidades de todos os estudantes.Referências
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